tn_Cerejeiras-22

Evento faz parte da programação do Bunka-Sai, que acontece de quinta-feira a domingo no Palácio de Cristal

 

            Quem ainda não se inscreveu no 2º Concurso Municipal Amador de Fotografias de Cerejeiras precisa se apressar, o período para participar e concorrer a melhor foto termina nesta quinta-feira (08.11). Interessados podem se inscrever, gratuitamente, na sede do Instituto Municipal de Cultura e Esportes (IMCE), no Centro de Cultura Raul de Leoni. A premiação acontece no dia 10 de agosto e faz parte da programação do Bunka-Sai, a festa da cultura japonesa que acontece de quinta a domingo (11), no Palácio de Cristal.

Serão duas categorias: adulto e infantil. O objetivo do concurso, realizado em comemoração aos 111 anos da imigração japonesa no Brasil, é incentivar a arte da fotografia e valorizar a cultura japonesa em Petrópolis, já que as cerejeiras são um símbolo do Japão. Atualmente, elas estão no período da florada no município, que dura, geralmente, cerca de 15 dias.

“No ano passado o concurso foi um sucesso, com a participação de petropolitanos e até de turistas, e este ano queremos que seja o mesmo. Qualquer fotógrafo amador pode participar do concurso, a única exigência é que a foto tenha sido tirada em Petrópolis. As pessoas podem participar com fotos de outros anos ou podem aproveitar o período da florada agora para fazer o seu registro dessas belas árvores”, frisa o diretor-presidente do IMCE, Marcelo Florencio.

O autor da melhor foto na categoria adulto vai ganhar um jantar com direito a acompanhante no restaurante de comida japonesa Kinpai Sushi Bar. Já o vencedor da categoria infantil receberá um brinde da organização da festa. As fotos serão avaliadas por uma comissão julgadora formada por fotógrafos profissionais e um empresário de floricultura. As cores da fotografia, os aspectos da composição a conexão com o tema, criatividade e originalidade serão considerados como critérios de avaliação.

A categoria infantil vai até os 15 anos. E a adulto a partir dos 16. Todos os menores de idade deverão fazer a inscrição com a autorização de um responsável. Interessados devem retirar o edital no IMCE, que fica na Praça Visconde de Mauá, 305, no Centro. Mesmo local das inscrições, que são realizadas entre 9h e 18h. Já o concurso acontece às 20h30, no sábado, durante a programação do Bunka-Sai. O edital também está disponível no site da prefeitura: http://www.petropolis.rj.gov.br/.

 
Texto: Assessoria
Foto: Divulgação