tn_IMG_3957

 

Profissionais da rede pública de saúde realizaram atendimentos e palestras sobre o cuidado preventivo da saúde

A segunda-feira (15.07) começou movimentada na Praça D. Pedro II com as ações do Dia Nacional do Homem, comemorado na data. Para marcar a ocasião, a Secretaria de Saúde levou alguns atendimentos para o local. Desde às 9h, os profissionais da rede pública de saúde prestaram serviços e realizaram palestras e orientações voltadas para o público masculino. As atividades voltadas para a prevenção da saúde do homem continuam até o dia 19 de julho, com intervenções nas unidades básicas de saúde.

 

tn_IMG_3961

Para a praça, foram programados atendimentos para aferição de pressão arterial, glicemia capilar, teste rápido para a identificação de HIV; sífilis; hepatite B e C; cálculo de massa corporal, para análise de peso e altura; orientação sobre obesidade e baixo preso; alimentação saudável; e os profissionais das Academia da Saúde alertaram sobre a importância da prática de atividades físicas. Equipes de odontologia também aturam na promoção da saúde bucal, com verificação dos dentes, possíveis lesões que são propensas ao câncer e orientações gerais de cuidados.

 

 

tn_IMG_3974

“Essa é uma ação muito importante. Assim como é feito com as mulheres, hoje estamos cuidado da saúde dos homens”, destaca o prefeito Bernardo Rossi. A iniciativa foi aprovada pela população que movimentou a praça desde as primeiras horas de atendimento. O funcionário público, Carlos Fernando Melo, de 57 anos, entrou na fila para receber os atendimentos oferecidos. “Esse evento é sensacional. Os homens, na sua grande maioria, não procuram médico, esperam sentir alguma coisa para buscar o cuidado. A prevenção é fundamental, o homem deveria se cuidar mais”, ressalta.

 

 

tn_IMG_3978

“Essa ação é muito importante para a saúde do homem, que muitas vezes fica acanhado de ir ao médico. Hoje vou fazer aqui todos os atendimentos oferecidos”, conta o estoquista, Manoel Vicente do Vale, de 46 anos. O aposentado, Henrique Severino dos Santos, de 72 anos, é da cidade de Três Rios e tomou conhecimento da data durante o evento. “Fiquei sabendo hoje do dia. Fiz todos os exames e está tudo bem. Esses eventos são muito bons para a população”, conta.

O arquiteto Ademir de Barros, de 69 anos, aproveitou para reforçar o check-up. “Acho maravilhoso ter esse tipo de ação. Sempre estou em dia com meus exames, mas eventos como esse são sempre um reforço”, destaca. Durante todos os atendimentos, os homens receberam orientações para que dessem continuidade aos cuidados com a saúde nas unidades básicas de saúde. “O objetivo é aproximar os serviços dos homens, que possuem baixa presença na rede de saúde pública. Estamos intensificando as ações para mostrar o que a rede oferece para esse público”, destaca a secretária de Saúde, Fabíola Heck.

De acordo com o levantamento da Área Técnica da Secretaria de Saúde, o índice de atendimento a homens, na faixa etária de 15 a 59 anos, é de 20% se comparado com as mulheres, que representam 80% dos pacientes nas unidades. Nos primeiros seis meses do ano foram realizadas 65.138 consultas nas unidades básicas, dessas 13.092 foram para homens. “Essa é uma ação muito importante. O homem não tem muita cultura do autocuidado, de fazer a prevenção. Estamos orientando para que tenham um cuidado melhor”, reforça a coordenadora da Área Técnica de Saúde, Patrícia Ramos Pereira Rodrigues.

 
Coordenadoria de Comunicação Social
Prefeitura de Petrópolis