sesc

Sesc Barra Mansa leva oficinas, exposições, intervenções artísticas e apresentações musicais para a Área de Exposições de Resende. Ao todo, unidade terá mais de 60 ações na III Semana do Nordestino

 

RIO DE JANEIRO - O Sesc Barra Mansa leva o melhor da sua programação para a III Semana do Nordestino, dos dias 12 a 14 de julho, na III Semana do Nordestino de Resende, que ocorre na Área de Exposições. Ao todo, o Sesc Barra Mansa contará com mais de 60 atividades, com ações socioculturais e recreativas para adultos e crianças. A programação completa poderá ser conferida no site http://www.sescrio.org.br.

 

Nesta edição, moradores e turistas poderão desfrutar de atividades lúdicas, shows, oficinas, exposição de artesanato nordestino, comida típica entre muitas outras atrações. No primeiro dia, sexta-feira (12), o público vai encontrar, por exemplo, Oficina de confecção de Chaveiros (com personagens nordestinos); Oficina de Essências Nordestinas, na qual será ensinada a técnica de fazer essências com sagu de produtos nordestinos; Oficina de Fuxico, na qual será ensinada a técnica de fuxico por meio de pequenas peças e Oficina de Sucos Nordestinos, para quem deseja conhecer – e experimentar – as iguarias do Nordeste.

 

Quem for à Área de Exposição de Resende poderá conferir também apresentações artísticas para todas as idades. Às 22h, no dia 12 de julho, o público poderá se divertir com o show da banda Forroçacana. Em seu repertório, a banda homenageia os mestres do forró, com releituras dos grandes clássicos da música nordestina, além dos próprios sucessos, que estão principalmente nos seus dois primeiros discos: “vamo que vamo” e “forróçacana”. Reverenciado por sempre inovar em seus trabalhos, o grupo introduz no forró instrumentos como a rabeca, pandeiro, cavaquinho e zabumbatera (mistura de zabumba e bateria) para não deixar ninguém parado.

 

No dia 13 de julho, é a vez da apresentação da Quadrilha de Salão com o Grupo Realce Som, às 18h, e do Trio de Forró Baião Lunar, às 21h30. O Trio Baião Lunar é um grupo de forró com nove anos de estrada, que promete esquentar a festança com muito forró Pé de Serra. No dia 14 de julho, às 18h, sobe ao palco os repentistas Miguel Bezerra e Ednaldo Santos.

 

A programação conta ainda com a apresentação “Poemas Nordestinos”, na qual um casal de personagens caracterizados e seu lindo guarda-chuva cheio de apetrechos fazem intervenções com muita interação. Neste guarda-chuva é distribuído e declamado cordéis, poemas e mensagens sobre a cultura nordestina. Para chamar a atenção das pessoas, são cantados repentes convidando o público a tirar selfies com a dupla e seu chamativo guarda-chuva.

 

 

Responsabilidade Social. Como missão, a instituição visa estimular práticas socioambientais nos indivíduos e comunidade. Seguindo essa premissa, a Oficina de Rói Rói visa a construção de um brinquedo nordestino, que além de resgatar a cultura do estado nordestino, tende a oportunizar a criança a percepção sensorial dos sons que o instrumento é capaz de produzir. Importante ressaltar que o rói rói é um brinquedo muito popular nas feiras e mercados nordestinos.

 

Na mesma linha, a Oficina de Fantoches Nordestinos propõe a criação de fantoches nordestinos visando contribuir para o enriquecimento cultural dos participantes por meio da história dos principais personagens do Nordeste. Bem como, trabalhar a criatividade, ampliar a imaginação, contribuir com a coordenação motora e estimular a concentração.

 

E o Sesc Barra Mansa vai propiciar muitas outras ações educacionais para quem deseja saber mais sobre a cultura nordestina, como a campanha Aspectos Culturais Do Boi Bumbá, que apresenta a lenda do Boi Bumbá por meio da escultura feita pelos alunos do Colégio Iracema Leite Nader. Será possível conhecer mais sobre a as plantas medicinais da região auxiliam na prevenção de doenças com a exposição “Farmácia Viva”, que inclui orientação de cultivo, coleta, processamento, armazenamento e manipulação das mesmas.

 

Os visitantes também poderão receber mais orientações sobre práticas sustentáveis com a Exposiçao Meio Ambiente, com temática ambiental para sensibilizar sobre a importância da preservação; Oficina Cestaria, de Construção de peças utilizando fios naturais; Oficina de Plantio, estimulando a criação de espaços verdes; Oficina de Moda regional, com confecção de cordões de terrário e outros adereços, priorizando o uso de matérias recicláveis e sensibilizando sobre o meio ambiente e Oficina de Óléos Naturais, que ensina a fabricação de óleos, cremes, sabonetes e outros produtos priorizando o uso de materiais naturais.

 

O Sesc RJ também tem como objetivo proporcionar o bem-estar e a qualidade de vida do comerciário, da sua família e da sociedade. Oferece acesso a atividades nas áreas de cultura, saúde, turismo social, educação, esporte e assistência. Possui 21 Unidades de serviço, quatro Unidades hoteleiras (Copacabana, Nogueira (Petrópolis), Nova Friburgo e Teresópolis), em 12 municípios do estado do Rio de Janeiro, e 11 unidades itinerantes (4 – BliblioSesc, 6 – OdontoSesc, 1 – CineSesc).

 

Serviço
Sesc Barra Mansa na 3ª semana do Nordestino de Resende

Local: Arena de Exposição de Resende (QUAL O ENDEREÇO?)

Dia: 12 a 14 de julho

Classificação Livre

Atendimento à Imprensa
grupoimprensa@sescrio.org.br

 

Texto: Assessoria
Foto: Divulgação