tn_fotos Ícaro Aluno IBMR 2

Ícaro Ludgero é único representante do Rio de Janeiro na competição internacional

Nesta sexta-feira, dia 05, o aluno do IBMR Ícaro Ludgero, disputa as eliminatórias nos 200m nado medley na 30ª Universíade de Verão, em Nápoles, na Itália. Caso se classifique, ele vai para a final que ocorre no sábado, dia 06. Desde a convocação, em maio, o universitário dividiu os dias de treino com as aulas de Educação Física, no Campus Catete. Nadador do Fluminense, ele foi chamado para participar da competição por seu desempenho no Troféu Brasil Maria Lenk em abril deste ano, quando conquistou o bronze nos 400m medley.

 

 

tn_fotos Ícaro Aluno IBMR 1

Ícaro está concentrado e com boa expectativa para as provas. “Já deu pra perceber que é uma competição muito forte com tempos a nível mundial. Minha expectativa para amanhã é conseguir passar para a semifinal e isso já vai ser um grande feito. Eu estou me sentindo muito bem para competição. Os treinos foram ótimos e tenho tudo para me sair bem. O meu foco sempre foi em busca de bons tempos e como consequência o bom resultado. Estou com expectativa para uma vaga na final”, conta Ícaro.

 

 

tn_fotos Ícaro Aluno IBMR 3

A lista, divulgada pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), conta com mais 15 atletas. Ícaro, treinado pelo técnico tricolor Luiz Raphael, é o único representante do Rio de Janeiro na natação. O atleta fala que no Brasil não existe essa cultura de associar o ensino superior com a prática de esportes, como ocorre em outros lugares do mundo. “Mas como eu faço Educação Física, os professores do IBMR são muito prestativos e sempre que podem, me ajudam, dentro das possibilidades deles. Gosto muito do meu curso. Já tinha estudado em outras faculdades e o IBMR me surpreendeu positivamente, principalmente na questão dos conteúdos que são muito bons”.

Organizada pela Federação Internacional de Esporte Universitário (FISU, na sigla em inglês), a Universíade acontece a cada dois anos e pode ser disputada por atletas de 18 a 25 anos. Na edição deste ano, mais de 10 mil estudantes/atletas de 150 nações competirão em 18 modalidades esportivas. O evento será transmitido para mais de 100 países, alcançando cerca de 300 milhões de telespectadores.

O pai de Ícaro foi atleta de natação e técnico dele durante muito tempo. O jovem conta que o interesse pelo esporte foi algo natural. “Eu praticava outros esportes quando pequeno, mas a natação sempre foi meu preferido. Aos 13, 14 anos, quando comecei a participar dos brasileiros e conquistar as minhas primeiras medalhas, foi que percebi que seguiria a carreira como nadador. Com o bolsa atleta, consegui me dedicar mais e receber convites de clubes. No Fluminense, por exemplo, já estou mais de 6 anos. Como atleta profissional, tenho bolsa no IBMR e moro no Rio de Janeiro, graças a natação”.

Ícaro conta que escolheu fazer Educação Física por conta da afinidade com esportes e que não teve dúvidas, com o pai educador físico. “No futuro, eu tenho vontade de trabalhar com outros esportes também. Mas, por enquanto, vou continuar nadando, porque eu gosto muito e consigo me sustentar. Paralelamente, vou estudar, me especializar e no futuro ajudar outros atletas”, revela.

Ícaro tem 12 participações em campeonatos internacionais com 3 medalhas de prata e 4 de bronze. Em 2018, durante o Sul-Americano de Desportos Aquáticos, realizado entre os dias 7 e 11 de novembro, no Centro Aquático de Trujillo, no Peru, o atleta conquistou duas medalhas de prata. A primeira, na prova de 200 metros medley, quando conseguiu o melhor tempo de sua carreira (2m01s23). A segunda veio nos 400 metros medley (4m23s70).

Sobre o IBMR - O Centro Universitário IBMR é uma instituição privada de ensino superior brasileira que faz parte da Rede Laureate International Universities e completou 50 anos em 2019. Com três campi na cidade do Rio de Janeiro: Barra, Botafogo e Catete, a instituição oferece cursos de graduação (nas modalidades presencial, semipresencial e EAD), pós-graduação lato sensu e extensão com mais de 11 mil alunos matriculados atualmente. Em 2018, o IBMR recebeu o Conceito Institucional máximo (cinco) no processo de avaliação para o Recredenciamento Institucional conduzido pelo Ministério da Educação (MEC), e pode ser considerado um dos três melhores Centros Universitários privados do Estado do Rio de Janeiro. O Centro oferece 47 de cursos, sendo 41 de graduação, entre bacharelados e tecnológicos (nas modalidades presencial, semipresencial e EAD), além de 06 cursos de pós-graduação lato sensu e extensão.

 

https://www.ibmr.br/

Facebook: https://www.facebook.com/ibmr.laureate/

Instagram: @ibmrlaureate

 

Texto: Assessoria
Foto: Divulgação