tn_Professores que atuam em salas de recurso participam da Semana de Formação no Contexto InclusivoEncontros na Casa da Educação Visconde de Mauá e Centro de Cultura Raul de Leoni


Até o dia 12 de julho os professores que atuam nas salas de recurso das unidades escolares da rede municipal de Educação podem participar da Semana de Formação no Contexto Inclusivo, promovida pelo Departamento de Educação Especial da Secretaria de Educação. Os encontros ocorrerão na Casa da Educação Visconde de Mauá e Centro de Cultura Raul de Leoni.

Nesta terça-feira (09.07) o tema abordado foi a “Inclusão escolar e autismo na educação infantil: a participação de alunos com autismo na construção de práticas pedagógicas em turmas de educação infantil”, ministrado pela professora Mestre Angelina Gabrielle Moreira.

“A inclusão é um desafio que envolve toda a escola em um movimento de aprendizagem. Os alunos autistas têm características próprias, como dificuldade na interação social e comportamento restrito e repetitivo, além da dificuldade na comunicação”, explicou Angelina, acrescentando que apesar de ser um desafio, a inclusão é possível e tem pode ter bons resultados.

“As especificidades do autista precisam ser respeitadas. Os professores precisam entender as características das crianças e, aos poucos, conhecendo o aluno, o professor descobre o que ele gosta, o que ele precisa e a melhor forma de comunicação”, disse.

A secretária de Educação salienta a importância de se promover encontros com as temáticas que podem auxiliar no trabalho diário nas unidades escolares. “Importante essa troca de experiências e saberes que fortalecem o trabalho que é realizado na rede municipal de Educação e chama a atenção para a inclusão”, explica Marcia Palma.

A semana terá continuidade até o dia 12. “Os temas abordados contextualizam o olhar diferenciado e outras possibilidades de trabalho, trazendo abordagens sobre o autismo, a deficiência visual, a deficiência auditiva, a paralisia cerebral e estratégias como as brincadeiras inclusivas no contexto escolar”, explica a diretora do Departamento de Educação Especial, Bianca Paiva.

No primeiro encontro, realizado nessa segunda-feira (08.07) na Casa da Educação Visconde de Mauá, o tema foi “Adaptações curriculares para alunos com deficiência visual”, ministrado pela professora mestre Ângela Antelo.


Confira a programação:

10 de julho – 9h – Contribuições da psicomotricidade para crianças com paralisia cerebral – Professora Doutora Marcia Barçante Ladvocat -

Local: Centro de Cultura Raul de Leoni

11 de julho – 9h – Vivências Sensoriais – Professora Doutora Clévia Fernanda Sies

Local: Casa da Educação Visconde de Mauá

12 de julho – 9h – Libras na escola: ludicidade e diversão no processo de aprendizagem – professora mestre Nathália Quintella Suarez

Coordenadoria de Comunicação Social
Prefeitura de Petrópolis