tn_bunka-sai-tera-programacao-para-toda-a-familiaEvento acontece de 08 a 11 de agosto com cerca de 50 atrações

Depois do sucesso da Bauernfest – a Festa do Colono Alemão, o Palácio de Cristal voltará a celebrar a influência de outra cultura na cidade. Chegou a vez das tradições japonesas invadirem os jardins do atrativo com o Bunka-Sai, que acontece de 08 a 11 de agosto, com entrada gratuita. O evento vai contar com gastronomia típica, danças folclóricas, artes marciais, cosplay, oficinas de mangá, pipa, ikebana (arranjos florais) e origami, apresentação de Taiko, entre diversas outras atrações no evento mais aguardado pela comunidade Nikkei e descendentes de japoneses na Cidade Imperial.

O Bunka-Sai, que é organizado pela Prefeitura em parceria com a Associação Nikkei de Petrópolis, vai contar com cerca de 50 atrações. A abertura acontece a partir de 19h de quinta-feira (08), com a sangria de saquê e apresentação do Bom-Odori, dança folclórica japonesa.

“A Bauernfest, que é nossa festa mais tradicional, foi um sucesso, com a vinda de mais de 450 mil pessoas. A cidade tem mostrado o quanto as festas são importantes para celebrar as diferentes culturas que nos influenciam e também para alavancar a economia do município. Temos certeza de que o Bunka-Sai será outra festa linda e movimentada na cidade”, destaca o prefeito Bernardo Rossi.

A festa da cultura japonesa segue durante todo o fim de semana após a abertura. Na sexta-feira e no sábado, ela funciona de 10h às 22h e no domingo de 10h às 20h. Durante todo o evento, o público vai contar com barracas de comidas e souvenirs inspirados na cultura dos japoneses e também duas exposições: “Dois países, dois povos e um só homem e sua expressão cultural” e “SHI DOORO – lanternas de pedra”.

“É uma cultura muito rica, que vamos celebrar e conhecer um pouco mais no próximo mês”, destaca o diretor-presidente do Instituto Municipal de Cultura e Esportes, Marcelo Florencio. “A qualidade das festas têm ficado cada vez melhor e a expectativa é de que este seja mais um evento que agrade tanto petropolitanos, quanto turistas”, completa o secretário da Turispetro, Marcelo Valente.

Na programação estão: exposição e oficina de pipas; oficinas de bonecas japonesas, de mangá, de ábaco (calculadora japonesa), IKEBANA Upcycle (arranjo de flores), de origami, e de Haicai (poema japonês); além de muito Bom-odori; Taiko; Seitai (tratamento japonês para problemas ósseos e musculares); Undokai (gincana esportiva); cerimônia do chá japonês; torneio de Judô, entre diversas outras atividades. A cantora petropolitana Anna Hannickel também se apresenta durante a festa.

 

Texto: Assessoria
Foto: Divulgação