tn_Prédio da UPA dos distritos é preparado para receber equipamentos

Obras entram no terceiro mês e prédio vai começar a receber os equipamentos


            O prefeito Bernardo Rossi verificou nessa terça-feira (09.07), o andamento das obras da “UPA dos distritos”, em Itaipava. Os profissionais das secretarias de Saúde e Obras acompanharam os trabalhos que entram no terceiro mês, para que as adequações necessárias sejam providenciadas no prédio que sediará o serviço de urgência e emergência.  O prédio começa a ser preparado para receber os equipamentos. A UPA dos distritos conta com uma parceria do Grupo Petrópolis com R$ 1,5 milhão de financiamento junto à Agência de Fomento do Estado do Rio (AgeRio).

Técnicos da Agência estiveram na vistoria da obra e aprovaram o andamento das intervenções. O prédio bem localizado, em área central de Itaipava, próximo ao termina rodoviário, foi elogiado. “Estamos acompanhando a obra para verificar a estrutura onde os equipamentos serão instalados e ajustar a data de entrega da aparelhagem. O prédio tem uma estrutura adequada e o local onde a unidade será instalada é muito bom”, destaca o engenheiro da Agerio, João Lima que verificou a capacidade técnica do prédio e as adequações que  estão sendo feitas.

“As obras estão avançando. Estamos com profissionais especializados, trabalhando para garantir que a unidade seja entregue o quanto antes para a população de Itaipava e arredores. São quase 90 mil pessoas residindo nos distritos que terão sua primeira unidade de emergência”, aponta o prefeito Bernardo Rossi.

O acompanhamento da AgeRio continuará sendo feito para que se garanta a adequação do espaço aos equipamentos que serão entregues e haja cumprimento do cronograma de entrega dos aparelhos. “Precisamos acompanhar de perto para que no momento que o espaço esteja adequado, possamos gerenciar a entrega dos equipamentos e a unidade esteja equipada dentro do cronograma estabelecido”, reforça João.

Os técnicos das secretarias e Obras e Saúde estão acompanhando as adequações necessárias. “Hoje estamos verificando se o espaço está contemplando as adequações elétrica e física, principalmente para receber o equipamento de raio x. A empresa ficou satisfeita com o espaço. Vamos continuar acompanhando a obra de perto para que consigamos cumprir o cronograma”, destaca a secretária de Saúde, Fabíola Heck.

 

Emergência vai atender demanda dos moradores dos distritos

A unidade vai suprir a demanda de uma população de 90 mil pessoas, do território que cobre área do 3º ao 5º distritos. A unidade de emergência em Itaipava vai desafogar a demanda das UPAs Centro, Cascatinha e o do  Hospital Alcides Carneiro, que atende a urgência de pediatria. As UPAs são a referências para o atendimento de urgência de adultos e crianças. A partir da inauguração da nova unidade em Itaipava, a rede pública vai garantir mais conforto e segurança para quem mora nos distritos.

Atuarão na unidade 21 médicos clínicos, 14 pediatras, 36 técnicos de enfermagem, 14 enfermeiros, 4 farmacêuticos, 2 assistentes sociais, além de direção médica, coordenação de enfermagem, profissionais de radiologia e administrativo. A unidade de Urgência e Emergência contará com uma sala amarela e vermelha, sala infantil além de uma sala de medicação, nebulização e uma central de material esterilizado.

Coordenadoria de Comunicação Social
Prefeitura de Petrópolis