tn_conselho-1

Com o objetivo de apresentar todas as responsabilidades e os reais desafios de ser um Conselheiro Tutelar, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), realiza neste sábado (06.07), às 10h, na Casa dos Conselhos – Av. Koeler, 260, um curso de capacitação para os 27 candidatos finalistas para as eleições. Será um dia com palestras com autoridades jurídicas e especialistas envolvidos na área. Todo processo da eleição é fiscalizado pelo Ministério Público.

Para as palestras, já estão confirmadas as presenças do o Juiz da Vara da Infância e da Juventude, Alexandre Teixeira; os promotores da 2ª Promotoria da Justiça da Infância e da Juventude de Petrópolis, Odilon Lisboa Medeiros e Vicente de Paula Mauro Junior, além do delegado André Prates representando a 105ª e 106ª Delegacia de Polícia, e da Capitã da Polícia Militar do 26ª Batalhão, Endgie. Estarão presentes também, representantes das secretarias de Saúde; Educação; Assistência Social; Serviços, Segurança e Ordem Pública e Guarda Civil.

“Este encontro é muito importante para os candidatos. Eles terão o contato com todos os envolvidos com proteção da criança e do adolescente, que irão explanar sobre o compromisso, os desafios do dia a dia, o trabalho e deveres de um conselheiro. É uma posição de muita responsabilidade que se deve fazer valer o cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente”, destacou o secretário Chefe de Gabinete e presidente do CMDCA, Renan Campos.

No dia 20 de julho acontece a etapa final do processo de escolha, onde a comissão eleitoral irá apresentar aos candidatos habilitados, e todas as regras eleitorais para a campanha, assim como, o nome e o número dos candidatos que concorrerão às vagas, também serão publicadas no Diário Oficial (DO). A Campanha começa no dia 22 de julho e a votação acontece no dia 06 de outubro, pela primeira vez com urnas eletrônicas.

Serão eleitos 10 Conselheiros titulares, sendo 5 para o primeiro distrito – Centro, e os outros 5 para os demais distritos (Cascatinha, Itaipava, Pedro do Rio e Posse) para quadriênio 2020-2024. Todas as informações estão disponíveis no Diário Oficial do dia 27 de fevereiro.

 

Coordenadoria de Comunicação Social
Prefeitura de Petrópolis