tn_Caminhada ecológica da prefeitura leva 80 pessoas para o Caminho do Ouro

 

A caminhada ecológica guiada no Caminho do Ouro reuniu 80 pessoas no último domingo (31.06). Os participantes completaram o percurso de pouco mais de seis quilômetros em cerca de 2h e 30 minutos. Organizado pela Secretaria de Meio Ambiente, o passeio começou na Estrada de Ferro, que fica próximo ao posto da Polícia Militar no Meio da Serra, até a Estação de Trem de Inhomirim em Magé. Os inscritos contaram com dois ônibus do Grupo Salvini para o transporte de ida e volta da trilha. Participaram da ação representantes da Cruz Vermelha, Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e do Grupo de Escoteiros 132.

 

 

tn_20190630_121048

A prefeitura busca sensibilizar os petropolitanos sobre a importância de preservar a natureza. Por conta disso, foi criado um calendário de caminhadas ecológicas guiadas. A próxima acontece no dia 21 de julho na travessia Araras x Secretário. Os interessados podem entrar no site da prefeitura para mais informações (www.petropolis.rj.gov.br) ou ligar para a Secretaria de Meio Ambiente no telefone: 2233.8180. “É uma iniciativa que preserva o meio ambiente e promove saúde e bem-estar”, destacou o prefeito Bernardo Rossi.

As caminhadas ecológicas são usadas como atividade de educação ambiental em diversas cidades do país. Em Petrópolis, o circuito pelas trilhas começou em maio, pelo Alto da Ventania, no Caxambu. Após a travessia Araras x Secretário, ainda serão percorridas o Castelinho e Pedra do Retiro. “A ideia é aproveitar o passeio em família em uma atividade que beneficia a saúde, o bem-estar, além de contribuir com a consciência ambiental”, explica o secretário de Meio Ambiente, Renato Couto.

Além do calendário guiado, a pasta investe em outras ações de conscientização, especialmente, nas salas de aula da rede municipal. “As crianças são multiplicadoras, ou seja, levam para dentro de casa aquilo que aprendem na escola. O Defesa Civil nas Escolas também aborda o meio ambiente, propondo trabalhos e a discussão sobre o assunto dentro da escola”, completou Renato.

Com as caminhadas, a prefeitura quer aproveitar as belezas naturais de Petrópolis e reforçar a importância da preservação ambiental. “Essa também é uma forma de trabalhar educação ambiental no âmbito da comunidade, como já fazemos com as crianças dentro do Defesa Civil nas Escolas”, destacou Anderson Campos, coordenador de educação ambiental da Secretaria de Meio Ambiente.

Coordenadoria de Comunicação Social
Prefeitura de Petrópolis