tn_Silmar fortes

 

Foi aprovada no dia 19 de junho, na Câmara Municipal, a Indicação 2640/2019 de autoria do vereador Silmar Fortes (MDB), que solicita à prefeitura a criação de uma “Mini Cidade do Trânsito” em Petrópolis.

O objetivo do parlamentar, presidente da Comissão em Defesa da Saúde, é fomentar a educação no trânsito desde os primeiros anos da infância, destacando a importância da travessia na faixa de pedestres, o cumprimento das leis e regras para que se evitem acidentes e a compreensão dos sinais de comunicação transmitidos no trânsito.

“A educação no trânsito é extremamente necessária ainda na infância. Por meio da informação podemos prevenir acidentes e há uma preocupação especial com as crianças porque existe o perigo do trafego diário, do ir e vir das escolas e também porque elas acabam propagando a informação para seus pais”, ressaltou Silmar.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), os acidentes de trânsito causam anualmente 1,3 milhão de mortes em 178 países, e estimativas mostram que cerca de 50 milhões de pessoas sofrem lesões graves, deixando-as temporária ou permanentemente incapacitadas. Ainda segundo a OMS, o trânsito é a segunda maior causa externa de morte entre os brasileiros.

Silmar Fortes foi um dos criadores do grupo de trabalho “Prevenção de Acidentes e Violência no Trânsito”, que surgiu após a iniciativa do vereador de promover uma Audiência Pública, em novembro de 2018, que pudesse discutir o tema de uma forma mais abrangente. O grupo segue ativo e conta ainda com representantes das unidades de saúde do município, CPTrans, Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação, Guarda Civil e Corpo de Bombeiros.

“Nosso grupo tem se reunido regularmente para buscar soluções práticas que minimizem os impactos causados pelos acidentes de trânsito na saúde do município, reduzindo o número de mortalidade e de vítimas que sobrevivem com graves sequelas”, destacou o vereador.

 

 

Silmar Fortes

Vereador