Logo INPAS

Aposentados e pensionistas terão encontro sobre a história da cidade

            A colonização germânica na Cidade Imperial será o tema do encontro Café com Sabedoria, para os aposentados e pensionistas do Instituto de Previdência e Assistência Social do Servidor Público de Petrópolis (INPAS). A palestra será ministrada pelo supervisor da Casa do Colono, Didayr da Silva, que vai ajudar os participantes a entender a fundo como viviam os colonos que chegaram ao município a partir de 1845 para ajudar a construir a cidade. A palestra ocorre a partir das 10h desta sexta-feira (28.06), no auditório do INPAS, que fica na Rua Alencar Lima, 35, sala 311.

No encontro, o palestrante também vai falar sobre a herança deixada pelos colonos germânicos, presença marcante na vida dos petropolitanos, e que pode ser percebida nos sobrenomes, nomes de ruas, bairros, na culinária, na arquitetura e nas manifestações culturais. A palestra, aliás, é mais uma forma de levar conhecimento sobre a história do município e a importância da colonização – celebrada há 30 anos com a Bauernfest.

“Muitos petropolitanos desconhecem a história da nossa cidade, da colonização germânica. Não sabem, por exemplo, que Petrópolis foi a primeira cidade planejada e urbanizada do Brasil. Então levar esses dados vai ser importante não só para o conhecimento dos aposentados e pensionistas, mas como forma de propagação desses dados”, destaca Didayr, que trabalha na Casa do Colono há 8 anos.

A proposta de levar o tema para ser debatido com o público do INPAS tem a intenção de propagar a cultura alemã. “Sempre buscamos histórias e informações que prendam a atenção, assuntos do cotidiano ou do interesse do nosso público. E esse assunto vai ao encontro disso. A história da nossa cidade também é nossa”, destaca o diretor-presidente do INPAS, Fernando Fortes.

Coordenadoria de Comunicação Social
Prefeitura de Petrópolis