IF

Os cursos técnicos focam na preparação dos alunos para as exigências específicas do mercado de trabalho

 

Durante muito tempo, os cursos de graduação foram vistos como as principais vias de acesso ao mercado de trabalho, mas hoje já se sabe que os cursos técnicos também são uma boa alternativa neste sentido. Os profissionais com formação técnica preenchem de forma ágil e eficiente uma lacuna fundamental para a produtividade das empresas e indústrias: a mão de obra qualificada. Por meio do desenvolvimento de competências práticas e teóricas, os cursos técnicos focam na preparação dos alunos para as exigências específicas do mercado. Por isso, a Firjan SENAI Petrópolis está com matrículas abertas para novas turmas com previsão de início em 1º de agosto. As oportunidades são para habilitação em Mecânica e Eletricidade em modalidade presencial e, Segurança do Trabalho, à distância.

 

 

IF

À frente da chamada gestão técnica, o profissional técnico é responsável pela coordenação das atividades operacionais e pela supervisão dos processos realizados dentro das empresas, fazendo a intermediação entre a parte operacional e a executiva.

 

 

IF

Esses profissionais são cada vez mais requisitados, principalmente por empresas de base tecnológica elevada, para as quais a capacitação é um pré-requisito. “A formação técnica está baseada na habilidade do ‘saber fazer’, mas também é preciso entender o porquê daquilo que se está fazendo, realizando intervenções e propondo soluções alternativas. Por conta disso, este profissional possui um conhecimento muito mais sólido do que um operador padrão. Cabe a ele o controle das variáveis do processo produtivo”, explica Allain Fonseca, gerente de Cursos e Recursos Educacionais da Firjan SENAI.

 

O modelo de educação profissional da Firjan SENAI associa teoria e prática, com alinhamento de seus ambientes de aprendizagem à realidade da indústria. A partir de uma abordagem multidisciplinar, os projetos desenvolvidos pelos estudantes oferecem desafios semelhantes àqueles que os alunos irão efetivamente encontrar no trabalho.

 

Os cursos técnicos em Mecânica e Eletrotécnica tem duração de 18 meses e são realizados em modernas oficinas e laboratórios. Os alunos que optam pelos estudos na área mecânica têm contato com desenvolvimento de projetos, gestão da manutenção, implementação de processos de produção e automação de máquinas e equipamentos. Já quem escolhe o aprendizado em eletrotécnica aprenderá a executar e coordenar instalações elétricas de centros de transformação, redes de transmissão, distribuição e de iluminação pública, além de instalar e fazer a manutenção de equipamentos e sistemas elétricos.

 

Flexibilidade para quem quer estudar

Allain Fonseca explica que, para pessoas com agendas atribuladas, a flexibilidade é o grande diferencial da educação a distância (EAD). “Para o profissional que trabalha em escala, por exemplo, é muito complicado seguir o ritmo presencial tradicional. A EAD oferece essa grande vantagem, mas é preciso reforçar que há uma programação a ser seguida. A diferença é que cabe ao aluno decidir como ele distribuirá as suas horas de estudo”, explica.

 

O aluno de um curso técnico EAD realiza 80% de suas atividades através de um ambiente de aprendizagem virtual, no qual ele é orientado e estimulado por um tutor. Há também momentos de interação em grupos e com o professor via chats, em que dúvidas podem ser debatidas e solucionadas.

 

Já os encontros presenciais ocupam 20% da carga horária. É nessa hora que o aluno irá colocar em prática o estudo realizado durante a semana, tendo contato com máquinas e equipamentos.

Este ano, o curso de Segurança do Trabalho da Firjan SENAI ficou em primeiro lugar na prova prática do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Profissional (Saep), competindo com 20 departamentos regionais do SENAI.

 

Descontos

 

A Firjan SENAI está oferecendo 50% de desconto na primeira mensalidade nos cursos técnicos presenciais e EAD do segundo semestre de 2019, em toda a rede do estado do Rio até 24/7. Alunos e ex-alunos da Firjan SENAI, além de estudantes das Escolas Firjan SESI também têm 10% de desconto cumulativo.

Os valores e informações sobre os cursos podem ser obtidos diretamente na unidade da Firjan SENAI, na Rua Bingen, 130, no Bingen, pelo telefone 0800 0231 231 ou pelo site www.firjansenai.com.br.

 

 

Texto: Assessoria
Foto: Divulgação