tn_Catedral São Pedro de Alcântara (6)

Cidade tem média de ocupação hoteleira de 87% no Centro Histórico e arredores entre os dias 20 e 23

Principais pontos turísticos e atrativos de Petrópolis funcionarão normalmente neste feriado, de Corpus Christi, quinta-feira (20.06). Alta temporada no município, a expectativa é de que a cidade esteja movimentada e, por isso, são inúmeras as opções para curtir o feriadão no município, como museus, parques, restaurantes, ente outras atividades. A Cidade Imperial também terá intensa programação religiosa, com os tradicionais tapetes e procissão, e celebrações especiais. E ainda conta com o funcionamento da 30ª Bauernfest no período da noite, a partir de 19h30.

 

 

tn_Museu Imperial (1)

 

Hotéis e pousadas do município já comemoram as reservas para o feriado. Levantamento feito pelo Disque Turismo já aponta uma média de ocupação 87% no Centro Histórico e arredores e 80,1% em toda cidade entre o dia 20 e 23 de junho.

“Além da Bauernfest, a cidade tem uma infinidade de atrações para moradores e visitantes aproveitarem. E estaremos de braços abertos para receber bem os turistas”, destaca o prefeito Bernardo Rossi. “A cidade já está lotada de visitantes. E a maioria dos hotéis está com boa ocupação. Estamos na alta temporada do turismo, então os principais atrativos estarão funcionando e preparados para receber os visitantes”, completa o secretário da Turispetro, Marcelo Valente.

Quem escolher passar o feriado em Petrópolis vai poder contar com opções para todos os tipos de turismo, como os circuitos de compras; o cervejeiro; o ecorural; o carro chefe o setor na cidade: histórico-cultural. Instituições como o Museu Imperial, Museu Casa de Santos Dumont, Museu Casa do Colono, Palácio Quitandinha, entre outros, funcionarão normalmente. O Palácio de Cristal, que recebe a Bauernfest, também ficará aberto para visitação, mas as barracas estarão fechadas, assim como não haverá programação nesta data.

A Bauernfest vai funcionar a partir de 19h30 no feriado e retorna na sexta, já a partir da manhã, às 10h. O evento tem como núcleo o Palácio de Cristal, mas acontece também no entorno do atrativo e em outros pontos, como a Praça da Liberdade e a Praça Visconde de Mauá (Praça da Águia), com o Biergarten (este apenas de sexta a domingo). Entre as atrações estão bailões com a Banda Germânica; concursos de chope a metro e de chapéu mais enfeitado, apresentações musicais, danças folclóricas, teatro, atividades para as crianças, Jogos Germânicos e muito mais.

A programação completa está disponível no site da festa: https://www https://www.bauernfestpetropolis.com.br e na página do evento no Facebook: https://www.facebook.com/bauernfest/. Outras informações também podem ser obtidas pelo Disque Turismo, pelo telefone: 0800 024 1516.

Programação religiosa no feriado

Além de todos os circuitos turísticos que a cidade oferece, os visitantes e moradores também podem acompanhar a programação religiosa por toda a cidade. Na Catedral São Pedro de Alcântara, a principal igreja do município, a visitação acontece de 9h às 18h, sendo que as missas nesta data especial serão realizadas em três horários: 8h, 15h e 19h.

A Santa Missa de 15h será seguida da procissão com Santíssimo Sacramento pelas ruas do centro histórico. Os fiéis seguirão pela Avenida Tiradentes, Rua da Imperatriz, Praça D. Pedro, Rua do Imperador (lado par), Rua Dr. Nelson de Sá Earp, Praça da Liberdade e Av. Koeler (lado ímpar). O percurso é enfeitado com motivos sobre a Eucaristia. É dividido por paróquias e os materiais utilizados são em sua maioria: pó de café, flores, tampas de garrafa, cascas de ovo, etc.

“O circuito religioso já é muito procurado pelos turistas que chegam a Petrópolis e em datas como essa é ainda mais. Por isso, além de petropolitanos, a expectativa é de que muitos visitantes também participem da procissão”, acrescenta Marcelo Valente.

Outras igrejas também têm celebrações especiais no feriado. Na Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus, as missas acontecem às 7h e às 18h. E na Igreja Nossa Senhora do Rosário os horários são: 7h, 9h e 11h. As celebrações acontecem pelos quatro cantos da cidade, em 46 paróquias.

 

 

Texto: Assessoria
Foto: Divulgação