tn_Petrópolis participa de lançamento do “Investe Turismo”, programa que vai investir R$ 200 mi no setor

Solenidade, em Teresópolis, marcou o lançamento do programa na Região Serrana

Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo estão incluídas no Programa “Investe Turismo”, iniciativa Ministério do Turismo, Sebrae e Embratur, para acelerar o desenvolvimento, aumentar a qualidade e a competitividade em 30 Rotas Turísticas Estratégicas do Brasil, com foco na geração de empregos. O programa foi lançado oficialmente na Região Serrana durante uma solenidade realizada na última segunda-feira (17.06) em Teresópolis. Cento e cinquenta e oito municípios brasileiros serão o foco do programa que prevê um investimento inicial de R$ 200 milhões que deverão ser usados pelas cidades em ações de incentivos a novos negócios, acesso ao crédito, melhoria de serviços, inovação e marketing, voltados para o setor de Turismo.

O lançamento ocorreu no Hotel Vilanova, em Teresópolis. “É uma ótima notícia para todos os municípios que têm vocação turística forte, que é o caso das cidades serranas. Juntos já estamos trabalhando para fomentar o setor através de ações conjuntas e esse suporte do programa será muito útil. Petrópolis é a única da Região Serrana com classificação A no Mapa do Turismo do Brasil e merece esse reconhecimento”, afirma o prefeito Bernardo Rossi.

As rotas turísticas selecionadas receberão ações organizadas em quatro linhas de trabalho que vão desde o fortalecimento da governança, por meio de uma agenda estratégica entre setor público e privado; melhoria dos serviços e atrativos turísticos, com foco especial nas micro e pequenas empresas; marketing e apoio à comercialização, por meio de campanhas, produção de inteligência mercadológica e participação em eventos estratégicos; até a atração de investimentos e o apoio ao acesso a linhas de crédito e fontes de financiamento. Os projetos visam o aumento da qualidade da oferta turística nas rotas selecionadas em todas as regiões brasileiras. O programa também possibilitará a entrega de um Plano Integrado de Posicionamento de Imagem do Brasil, um Plano Nacional de Atração de Investimentos e também a implantação de um Mapa do Turismo Inteligente.

“Desde o início da nossa gestão o turismo em Petrópolis passou a ser tratado como prioridade. O município entendeu que o setor é fundamental para a economia e que temos condições e potencial para alcançar números ainda maiores. Estar nessa rota, que vai receber investimentos do governo federal, é mais uma oportunidade para Petrópolis continuar crescendo”, frisa o secretário da Turispetro, Marcelo Valente.

Dentre os critérios utilizados para seleção das rotas, estão: a participação de municípios incluídos no Mapa Brasileiro do Turismo 2018 e classificados nas categorias A, B, C ou D; ter destinos já promovidos em âmbito nacional pelo Ministério do Turismo e pelo menos um consolidado no mercado internacional; ter patrimônios mundiais da humanidade, eleitos pela Unesco. Também foram considerados aspectos como acesso, conectividade, venda conjunta e existência de projetos de consolidação das rotas como produto turístico.

“O investimento previsto possibilitará o fomento de novas formas de divulgação dos circuitos das três cidades e funcionará como inventivo para os demais setores econômicos que são fortalecidos pelo turismo, como as cadeias hoteleira e gastronômica. O lançamento do programa está ocorrendo em um momento especial, constatamos cada vez mais visitantes na nossa cidade e temos potencial para receber ainda mais”, explica o secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcelo Fiorini, que representou o prefeito Bernardo Rossi no evento de lançamento.

 

 

Texto: Assessoria
Foto: Divulgação