Firjan

 

Evento na próxima segunda-feira, dia 24 de junho, visa desconstruir a imagem de uma Baía poluída, apontando soluções e destacando o seu potencial de negócios

 

Com o tema “Soluções Sustentáveis para a Baía de Guanabara”, a nona edição do Seminário Ação Ambiental acontece na próxima segunda-feira, dia 24 de junho, das 8h às 17h, na sede da Firjan. O evento é realizado desde 2013 pela Firjan, com o intuito de fomentar o diálogo sobre as tendências em sustentabilidade. O seminário é gratuito e aberto ao público, mas as vagas são limitadas.

 

No mês em que se comemora o Dia do Meio Ambiente (05.06), a Firjan será palco de debates entre representantes dos setores público e privado e da academia, que irão apresentar os seus pontos de vista sobre as estratégias de preservação e desenvolvimento socioeconômico da Baía, além de abordar questões relacionadas à governança, saneamento básico, biodiversidade e segurança pública.

 

A ideia é desconstruir a imagem de uma Baía poluída, apontando soluções e destacando o seu potencial de negócios. “Muitas vezes, a própria solução está dentro do problema. É importante termos a participação do setor privado nas alternativas relacionadas ao saneamento básico, inclusive por meio de soluções baseadas na natureza, por exemplo. Já quando abordamos a biodiversidade, há muitas oportunidades de negócios que podem ser mais bem exploradas, como o lazer e o ecoturismo, que fortalecem a cadeia produtiva industrial”, ressalta Lídia Aguiar, analista de Meio Ambiente da Firjan.

 

Durante o Ação Ambiental, será lançado o OásisLab, uma rede multi atores focada em Soluções Baseadas na Natureza para a Baía de Guanabara. Essa é uma iniciativa da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, em parceria com a Firjan e o Inea.

 

A edição deste ano do seminário conta com o patrocínio da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza e da Gerdau. “É fundamental fomentar discussões sobre soluções sustentáveis, uma vez que as empresas devem trabalhar, cada vez mais, com a gestão consciente dos recursos naturais em prol da preservação do meio ambiente. É assim que buscamos ampliar a eficiência do nosso processo produtivo”, diz Marcelo Mayrink Brandão, gerente de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da Gerdau.

 

Grandes referências do setor público, setor privado, terceiro setor e academia estarão presentes no seminário, como: Petrobras, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS), Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, Braskem, Delegacia de Operação Marítima da Polícia Federal, Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável (FBDS), Capitania dos Portos e Associação Brasileira das Concessionárias Privadas de Saneamento (Abcon).

 

Inscrições e programação completa através do site www.firjan.com.br/acaoambiental 2019. Mais informações também podem ser obtidas pelo 0800 0231 231.

 

Prêmio Firjan

 

Os vencedores do Prêmio Firjan serão conhecidos no dia seguinte, 25 de junho. A iniciativa tem como objetivo difundir e reconhecer ações bem-sucedidas em prol do desenvolvimento sustentável das empresas do estado do Rio, levando em conta o aprimoramento dos processos produtivos e a implantação de projetos socioambientais.

 

Serão contemplados projetos em cinco categorias: Água e Efluentes; Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos; Mudança do Clima e Eficiência Energética; Resíduos Sólidos; e Relação com Públicos de Interesse.

 

SERVIÇO

 

EVENTO: SEMINÁRIO FIRJAN DE AÇÃO AMBIENTAL

DATA: 24 DE JUNHO DE 2019 (SEGUNDA-FEIRA)

HORÁRIO: 8H ÀS 17H

LOCAL: SEDE DA FIRJAN – AVENIDA GRAÇA ARANHA, 01, CENTRO, RIO DE JANEIRO/RJ

 

Texto: Assessoria
Foto: Divulgação