tn_Defesa Civil na Sua Casa leva técnicos da prefeitura para a Vila Operária em Cascatinha

 

O programa Defesa Civil na Sua Casa leva técnicos da prefeitura para vistorias preventivas na Vila Operária em Cascatinha nesta terça-feira (18.06). Participam equipes das secretarias de Defesa Civil, Assistência Social, Obras e Comdep, buscando reduzir o risco de ocorrências nos bairros. O mutirão de atendimentos acontece por toda a cidade durante o período de estiagem, entre maio e outubro, com o objetivo de diminuir o número de ocorrências causadas pelas chuvas fortes do verão.

Após o atendimento, os técnicos elaboram um relatório com todos os atendimentos será feito pelas equipes, que irão realizar os encaminhamentos necessários. Durante as vistorias, os moradores também são orientados sobre medidas simples que podem salvar vidas, como a instalação de calhas para recolhimento da água da chuva, a importância do descarte correto de lixo, a poda regular de árvores e a preservação das fontes d’água.

O mesmo trabalho já foi realizado na Comunidade do Alemão, Neylor e no Siméria. São mais de 30 atendimentos realizados somando todos os locais. Na semana que vem, o programa leva os técnicos para o Duarte da Silveira na quarta-feira (26.06). “Queremos estar ainda mais próximos da população, ouvindo a demanda dos moradores”, explica o secretário de Defesa Civil e Ações Voluntárias, coronel Paulo Renato.

“A nossa gestão prioriza a prevenção, trabalhando de forma antecipada e organizada”, explica o prefeito Bernardo Rossi, lembrando que foi na sua gestão que o município criou planos de contingencia para as ameaças de inverno e de verão, além de realizar treinamentos com os moradores periodicamente.

“É através de ações nas comunidades que vamos conseguir reduzir o número de ocorrências. Cada vez mais estamos investindo em ações que possam reduzir o risco de ocorrências nas áreas de maior risco da cidade”, completa o prefeito.

Um calendário está sendo elaborado pela Defesa Civil para atender os bairros do município. Os interessados em receber o programa na sua comunidade podem ligar para o (24) 2246-9291 e agendar a visita. “Precisamos trabalhar no inverno os riscos de verão, para que a gente tenha menos ocorrências no momento das chuvas fortes. Até o final de setembro, estaremos visitando as comunidades e ouvindo os moradores”, completa Paulo Renato.

Coordenadoria de Comunicação Social
Prefeitura de Petrópolis