tn_Jovem Aprendiz 5 - Foto de Luciana Tancredo

 

Atendimento corporativo Senac Empresa, programa Jovem Aprendiz e o serviço Banco de Oportunidades são algumas das iniciativas voltadas para empresas do setor do Comércio de Bens, Serviços e Turismo fluminense

tn_Jovem Aprendiz 6 - Foto de Luciana Tancredo

 

O Senac RJ, referência em ensino profissionalizante, tem como compromisso atender as demandas das empresas do setor do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do estado do Rio de Janeiro, estimulando a geração de emprego e renda para a população fluminense. Por isso, além de oferecer cursos que formam novos profissionais capacitados para atuar no mundo trabalho, o Senac RJ também cria soluções personalizadas para as empresas que buscam contratar pessoas qualificadas ou mesmo promover a atualização constante de seu quadro de pessoal. Entre as ferramentas disponíveis para o setor corporativo em Petrópol,is estão o Senac Empresa, o programa Jovem Aprendiz e o Banco de Oportunidades.

 

O Senac Empresa é o atendimento corporativo do Senac RJ e desenvolve programas nos quais aplica a metodologia de capacitação profissional focada na formação prática e na solução de problemas. No ambiente corporativo, o Senac Empresa atua como um facilitador para geração de resultado nas organizações, realizando o diagnóstico das necessidades da empresa e realizando o desenvolvimento, a implantação, o acompanhamento e a avaliação dos resultados dos projetos de Educação Corporativa.

 

A instituição oferece para as empresas tanto os produtos do portfólio do Senac RJ como projetos customizados, presenciais ou a distância, que auxiliam na gestão do conhecimento e no aumento da produtividade. O Senac Empresa pode realizar projetos de Consultoria em Educação Corporativa, programas de Desenvolvimento de Líderes e Equipes e iniciativas de Responsabilidade Social Empresarial. Para conhecer as soluções corporativas do Senac RJ, basta acessar o link: https://www.rj.senac.br/senac-para-empresas/ ou encaminhar e-mail para atendimentocorporativo@rj.senac.br .

 

O Senac RJ também auxilia as empresas a cumprir a Lei de Aprendizagem, que tem como objetivo promover a inclusão social e profissional de jovens. O Programa Jovem Aprendiz do Senac RJ promove a formação profissional aos jovens e beneficia as empresas com a oferta de mão de obra qualificada. Para isso, a empresa abre as vagas conforme sua necessidade e seleciona os jovens, com idade entre 14 e 24 anos que estejam estudando ensino fundamental ou médio ou que tenham concluído o Ensino Médio. Em paralelo à experiência na empresa contratante, o jovem é matriculado em um dos cursos de Aprendizagem do Senac RJ, em diversas áreas, onde recebe formação técnico-profissional em conjunto com a empresa contratante. Os cursos formam cidadãos responsáveis e conscientes. Além de adquirir o conhecimento, os jovens aprendizes do Senac RJ são preparados para trabalhar em equipe, com ética e responsabilidade. As empresas que desejarem mais informações podem acessar o link https://www.rj.senac.br/jovem-aprendiz/.

Além disso, o Senac RJ também disponibiliza o Banco de Oportunidades, serviço gratuito que aproxima alunos e empresas no mundo de trabalho. A iniciativa adota o conceito da trabalhabilidade, que além de promover o acesso a oportunidades de emprego, considera também o empreendedorismo e a geração de renda. Para isso, o serviço oferece diversas atividades nas unidades do Rio de Janeiro e do interior fluminense para auxiliar empresas que buscam profissionais qualificados e orientar alunos da instituição a se destacarem na carreira.

 

Apenas em 2018, o Banco de Oportunidades atendeu 853 empresas, que disponibilizaram mais de 3 mil vagas. A iniciativa impactou 105 mil alunos e egressos do Senac RJ em mais de 100 ações realizadas em unidades de todo o estado. Atualmente, são mais de 15 mil currículos disponíveis para seleção pelas empresas parceiras e o resultado desse trabalho é uma taxa média de empregabilidade de 66% entre os alunos da instituição.

 

 

O Banco de Oportunidades beneficia não apenas os jovens estudantes, mas também é um aliado importante para os empresários, uma vez que os ajuda a selecionar profissionais altamente capacitados. O Senac RJ recebe cadastros de empresas que buscam estabelecer essa ponte com a educação profissional e atrair mão de obra qualificada para seus negócios, pelo site https://www.bancodeoportunidades.com.br

 

O Banco de Oportunidades promove extensa programação de atividades nas unidades, como rodadas de bate-papo orientação em projetos de qualificação profissional, oficinas de currículos e workshops.

 

Entre os projetos, destaca-se o Conectou, no qual a empresa parceira apresenta seu plano de carreira e suas vagas e o aluno do Senac RJ recebe orientação sobre como ter sucesso em processos seletivos. Outra oportunidade, para os empresários, é a Seleção In Loco, no qual a equipe do Banco de Oportunidades apoia na realização do seletivo dentro do Senac RJ e presta toda a consultoria necessária para auxiliar o parceiro a selecionar os melhores candidatos para atender suas necessidades.

O Banco de Oportunidades também promove o Partiu Estágio, em parceria com Agentes Integradores, que são instituições privadas que agem intermediando o estágio entre as empresas e as instituições de ensino.

Senac RJ

O Senac RJ atua há 73 anos na profissionalização de mão de obra para o setor do Comércio de Bens, Serviços e Turismo no Estado do Rio de Janeiro. A instituição de ensino investe fortemente em inclusão social por meio de capacitação para o mercado de trabalho e é reconhecida como referência na oferta de cursos profissionalizantes.

 

Texto: Assessoria
Foto: Divulgação