tn_Primeira fase do Jeups teve 302 jogos de quatro modalidades em 190 horas de atividades 

Foram realizadas 302 partidas de quatro modalidades esportivas em 190 horas de atividades na primeira fase dos Jogos Estudantis Unificados de Petrópolis (JEUPs). Os últimos jogos foram de futsal e aconteceram nesta quinta-feira (13.06) no Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) no Caxambu. São 50 escolas inscritas e cerca de 3 mil alunos participando da competição, números que transformam a edição deste ano como a maior de toda a história dos jogos. Em 2016, apenas 19 instituições de ensino participaram. Em 2017 foram 41 e no ano passado 44.

São oito equipes classificadas em cada categoria dos esportes em quadra para a fase final dos Jeups, que começa em agosto. Somente no futsal, na categoria sub-18 masculina, serão 12 times na segunda fase. A tabela com toda a programação das modalidades pode ser encontrada no site da prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br). “Os jogos estudantis são fundamentais no amadurecimento e crescimento das crianças e adolescentes. Desde o início da gestão, investimos no fortalecimento dos jogos, promovendo mais horas de atividades”, destaca o prefeito Bernardo Rossi.

Ao todo são nove modalidades em disputa nos jogos, sendo cinco coletivas: futebol de campo, futsal, basquete, handebol e vôlei; e quatro individuais: tênis de mesa, xadrez, judô e atletismo. Além delas, o apoio ao Banco de Sangue Santa Teresa é a novidade para 2019. As instituições de ensino que levarem o maior número de pessoas para a mobilização ganharão pontos equivalentes aos esportes em disputa.

Segundo Vinicius Paulo Neves Pereira, captador de doações, o banco recebe em média 50 doadores por dia e o ideal seriam 70 pessoas voluntárias. “Como as escolas podem conseguir pontos com a doação, a gente acredita que a campanha vai aumentar o número de doações diárias. Neste período, por conta das gripes e resfriados, o número de doações são menores. A parceria pode contribuir bastante neste sentido”, disse.

Outra novidade é o projeto Selecionados Jeups. Serão formadas seleções com os principais atletas das categorias sub-15 e 18 no basquete, handebol, vôlei e futsal (apenas no feminino, já que no masculino a Liga Petropolitana de Desportos representa a cidade). “A ideia é que essas equipes disputem competições regionais e estaduais levando o nome do nosso município”, explica Leandro Kronemberger, superintendente de Esportes e Lazer.

A segunda fase e as modalidades individuais acontecem no segundo semestre. O evento de encerramento com a premiação dos alunos e das escolas vai acontecer no mês de outubro no Sesc Quitandinha. “Acreditamos no potencial dos estudantes e investimos em mais horas de atividades, proporcionando mais saúde e qualidade de vida, além de momentos de lazer para os nossos jovens”, completa Leandro.

Coordenadoria de Comunicação Social
Prefeitura de Petrópolis