tn_CIMTB-DANIEL_CAMARA-17

Cerca de 200 atletas de mountain bike participam da Rocky Biker no Vale das Videiras no próximo domingo (16.06). A largada será às 9h na Arena Amavale com todos os participantes atrás do ‘carro madrinha’ até a reta de dispersão. Quem furar o comboio, será automaticamente desclassificado da corrida. A prova será realizada em dois percursos, um de 20 e outro de 40 quilômetros, com postos de hidratação com 5 e 14 km. O evento terá premiação geral e por faixa etária de cinco em cinco anos. A iniciativa é do Grupo Ecomaverick Esportes de Aventura e conta com o apoio da prefeitura, por meio da Superintendência de Esportes e Lazer.

A Rocky Biker existe desde 2016 e já contou com a presença de atletas ilustres, como o campeão mundial e atual e 2º colocado no ranking da União Ciclística Internacional (UCI), Henrique Avancini. Além de ser uma oportunidade para os atletas iniciantes na modalidade, a prova também serve de preparação para os mais antigos.

“A gente recebe pessoas de todo o Estado que buscam em Petrópolis um lugar para treinamentos”, explicou Anderson Campos, organizador do evento. “O mountain bike atraí praticantes de todo o país para o município, estimulando também o comércio em geral com a vinda de mais turistas”, destacou o prefeito Bernardo Rossi.

Desde o início da gestão, a prefeitura vem planejando ações para estimular a prática do mountain bike no município. O governo municipal fez uma parceria com Avancini, que recomendou quatro pistas na cidade – que estão sendo chamadas de “polos”, onde serão feitas ciclorrotas: em Secretário, Vale do Cuiabá, Vale das Videiras e Vale Florido.

Os locais vão receber sinalização específica para fortalecer o esporte e ainda atrair visitantes. Além disso, no ano passado, foi criada a primeira prova da modalidade permanente no calendário esportivo: a Copa Imperial de MTB. Mais de 400 atletas participaram do evento, que foi realizado em Secretário.

Neste ano também foi realizada em Petrópolis uma etapa da Copa Internacional de Mountain Bike no Vale do Cuiabá. O evento contou com a presença de mais de 5 mil pessoas e 700 atletas inscritos. Participaram corredores de 12 Estados do país em 31 categorias – entre amadoras e profissionais – movimentando a economia.

“Petrópolis tem grande potencial para receber eventos esportivos. A presença de grandes atletas do Mountain Bike na Copa Internacional foi uma comprovação disso. Estamos trabalhando pelo fomento a modalidade na cidade, abrindo espaço também para os atletas da nossa cidade”, explica Leandro Kronemberger, superintendente de Esportes e Lazer.

Coordenadoria de Comunicação Social
Prefeitura de Petrópolis