tn_IMG_3806

Festa da cultura alemã começa nessa sexta-feira (13.06)

O prefeito Bernardo Rossi conferiu nessa quinta-feira (13.06) a etapa final da montagem das estruturas da 30ª edição da Bauernfest, que será aberta oficialmente na sexta-feira (14.06), às 19h no Palácio de Cristal. As barracas já estão montadas, bem como o palco das apresentações. Todo o espaço está sendo decorado com as tradicionais cores preta, vermelha e amarela, tudo para compor o cenário típico da festa alemã. Os cervejeiros artesanais, que marcarão presença na festa por mais um ano, também estão preparando o espaço separado para as vendas: a expectativa é de que mais de 30 mil litros de cervejas artesanais sejam vendidos na festa.

“Mais um ano de festa e com uma expectativa de que mais de 350 mil pessoas visitem a Bauern, programação que exalta nossas origens e movimenta a economia nos mais diversos setores. É um momento especial para a nossa cidade. A montagem está a todo vapor e, por mais uma no, um espaço foi todo dedicado aos microcervejeiros, ótima oportunidade de mostrar a qualidade das bebidas genuinamente petropolitanas”, afirmou o prefeito Bernardo Rossi.

Em 2018, os microcervejeiros venderam, cada um deles, de 2 a 3 mil litros de cervejas durante o evento. Nesse ano, com a festa mais extensa, a expectativa é de aumento nas vendas. Serão 18 marcas disponíveis para o público.

“Vendemos mais de 30 mil litros no ano passado e foi uma experiência incrível. Mostramos todo o potencial das nossas cervejas e conquistamos clientes cativos. Nesse ano a animação está maior, já que a festa terá mais dias, incluindo fins de semana. Agradecemos a parceria da prefeitura que reconhece o potencial produtivo e econômico das microcervejarias e vem, desde a criação da Lei de Incentivo, apoiando a participação das cervejarias artesanais nas festas da cidade”, afirmou o presidente da Associação das Cervejarias Artesanais de Petrópolis, José Renato Romão.

Leandro Leal, da cervejaria Colonus vai participar, pela primeira vez da festa. A microcervejaria, tem a expectativa de vender até 4 mil litros de cerveja na festa.

“Estamos animados e ansiosos. Será uma ótima oportunidade de dar visibilidade à marca. Temos orgulho dessa festa, que traz um movimento importante para a nossa cidade e estamos felizes em fazer parte do grupo das microcervejarias artesanais. Não foi à toa que a cidade recebeu o título de Capital Estadual da Cerveja e todos os visitantes terão a oportunidade de conferir isso na nossa Bauernfest”, disse Leandro.

No ano passado, cerca de 350 mil pessoas passaram pelo evento, com uma movimentação de R$ 43 milhões na economia. “Os microcervejeiros estão conquistando, cada vez mais, adoradores dessa bebida e na Bauernfest não será diferente. Desde a criação da lei de Incentivo das microcervejarias, instituída pelo prefeito Bernardo Rossi, a nossa cidade vem atraindo cada vez mais empresários para o setor, o que significa mais chances de emprego e fortalecimento do título de capital estadual da cerveja”, contou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcelo Fiorini.

Petrópolis possui hoje, 21 marcas, distribuídas entre fábricas e ciganas. São nove plantas (fábricas) em pleno funcionamento. Em 2018, o setor investiu diretamente R$ 10 milhões no município e produziu 1 milhão de litros de cervejas artesanais. A lei de incentivo à instalação de Microcervejarias Artesanais e de Brewpubs (bares que produzem e vendem a própria cerveja foi sancionada em outubro de 2017 pelo prefeito Bernardo Rossi. A lei estabelece maior simplificação de licenças ambientais e agilidade na instalação dos novos negócios.

Na ocasião, o prefeito Bernardo Rossi também parabenizou o trio eleito para representar a festa: a Rainha da Bauernfest, Sabrina Carvalho, a 1ª Princesa da Bauernfest, Mariana Tesch e a 2ª Princesa, Nathália Kling. Também participaram da visita o vice-prefeito, Baninho, o secretário da Turispetro, Marcelo Valente e o diretor presidente do IMCE, Marcelo Florêncio, além do vereador Jamil Sabrá.

Festa seguirá até o dia 30 de junho

A 30ª edição da Bauernfest terá início nessa sexta-feira, às 19h e seguirá até o dia 30 – exceto dia 20, feriado de Corpus Christi. Ao todo serão 40 barracas. Nos jardins da Casa Barão de Mauá, onde vai ficar o restaurante do evento, a barraca também está sendo finalizada. Na Praça da Liberdade já está quase tudo pronto. Já a Praça Visconde de Mauá – Praça da Águia, também já começou a receber os preparativos para o Biergarten, que vai fazer parte da programação da 30ª Bauernfest com programação cultural e cerveja artesanal.

A festa terá centenas de atrações. Entre elas estão 13 grupos de dança folclórica – locais e convidados, os tradicionais bailões com a Banda Germânica, desfiles, oficinas e atividades para crianças, concursos de chope a metro e chapéu mais enfeitado, jogos germânicos, teatro, entre outras.

Coordenadoria de Comunicação Social
Prefeitura de Petrópolis