tn_Cras Retiro Alta resolução

Unidade tem capacidade para ser referência para cinco mil famílias da região

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Retiro ganha nova sede em prédio e área de maior acessibilidade na região na segunda-feira (17.06). Localizada no centro comercial do bairro, na Rua Hermogênio Silva – 238, a nova unidade vai atender média mensal de 250 pessoas e tem capacidade de levar os serviços oferecidos para cerca de 5 mil famílias. A inauguração do novo endereço será na próxima segunda-feira (17.06).

A unidade que antes funcionava em local de difícil acesso, agora oferecerá mais comodidade aos moradores do Retiro, cobrindo uma área territorial que abrange as comunidades do Neylor, Alemão, São Luis, Atílio Marotti e Quarteirão Brasileiro. “As unidades dos CRAS são de grande valor para o auxílio às pessoas mais humildes da cidade. Através deles conseguimos levar serviços básicos para as famílias em vulnerabilidade”, destaca o prefeito Bernardo Ross.

Cada CRAS funciona com dois assistentes sociais, um psicólogo e um pedagogo. O programa segue as normas do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e tem registrado maior celeridade nos atendimentos. As unidades do CRAS são referência para a inclusão dos usuários a benefícios oferecidos pelo Governo Federal, através do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). Em Petrópolis, cerca de 29 mil pessoas possuem o registro e são direcionadas a programas como o Bolsa Família, destinado a aproximadamente 12 mil famílias na cidade; e oBenefício de Proteção Continuada (BPC), que está disponível para cerca de 3 mil famílias.

“Com as nossas unidades estamos conseguindo expandir nossos serviços e direcionar os benefícios garantidos para as famílias em vulnerabilidade social”, destaca a secretária de Assistência Social, Denise Quintella. As unidades do CRAS também fornecem programas e ações voltadas para o idoso e adolescente. O ID Jovem possibilita a gratuidade de adolescentes ao transporte e à cultura e a carteira do idoso também disponibiliza benefícios para o público da terceira idade que se enquadra ao perfil de vulnerabilidade social.

Para garantir a expansão dos serviços, a Secretaria de Assistência Social tem atuado de forma intersetorial com outros programas oferecidos pelas demais secretarias do governo. A ideia é continuar expandido os serviços. Além da inclusão em programas, o CRAS desenvolve ações para crianças, adolescentes, adultos e idosos. Regularmente são oferecidas oficinas de dança, capoeira, crochê e artesanato. O CRAS também organiza um coral com os usuários interessados.

 

Os Centros de Referências de Assistência Social estão localizados nos bairros:

 

CRAS Quitandinha

Horário de funcionamento: das 8h às 17h, de segunda-feira a sexta-feira, sem horário de almoço – Rua Alagoas, s/nº – Quitandinha.

 CRAS Centro

Horário de funcionamento: das 8h às 17h, de segunda-feira a sexta-feira, sem horário de almoço – Rua Dr. Sá Earp, nº 39 – Centro.

CRAS Retiro

Horário de funcionamento: das 8h às 17h, de segunda-feira a sexta-feira, sem horário de almoço - Rua Hermogênio Silva, 238 – Retiro.

CRAS Posse

Horário de funcionamento: das 8h às 17h, de segunda-feira a sexta-feira, sem horário de almoço – Estrada União e Indústria, S/N, ao lado do CIEP Gabriela Mistral (CEU da Posse).

CRAS Corrêas

Horário de funcionamento: das 8h às 17h, de segunda-feira a sexta-feira, sem horário de almoço. Rua Vigário Correa, 443 – Corrêas.

 CRAS Vale do Carangola

Horário de funcionamento: das 7h30 às 16h30, de segunda-feira a sexta-feira, sem horário de almoço. Rua Waldemar Vieira Afonso, 19 – Antiga ONG – Vale do Carangola.

 CRAS Itaipava

Horário de funcionamento: das 8h às 17h, de segunda-feira a sexta-feira, sem horário de almoço. Estrada União e Indústria, 11.860 – Itaipava.

 CRAS Madame Machado

Horário de funcionamento: das 8h às 17h, de segunda-feira a sexta-feira, sem horário de almoço.Rua Geraldo Lourenço Dias, s/nº (ponto final do ônibus 704) – Madame Machado

 

Coordenadoria de Comunicação Social
Prefeitura de Petrópolis