tn_Fachada HAC 2

Equipe médica realiza interviu em caso de alto risco e salvou paciente

            O Hospital Alcides Carneiro realizou cirurgia inédita com a equipe médica da área vascular na última segunda-feira (10.06) e conseguiu salvar a vida de um paciente em estado grave. O caso foi encaminhado para a unidade hospitalar na última sexta-feira (07.06). A equipe avaliou o quadro clínico do paciente de 62 anos, com aneurisma abdominal (roto) que seria indicado para realizar o procedimento em unidade especializada, em Botafogo, no Rio de Janeiro. Tendo em vista o risco, a equipe decidiu realizar a cirurgia que teve sete horas de duração.

“O hospital vem se estruturando nos diferentes setores. O resultado dessa cirurgia é um exemplo que contamos com equipe qualificada e condições para atender casos de alto risco. O empenho de toda a equipe e de todas as áreas é o diferencial de nosso hospital”, destaca o prefeito Bernardo Rossi.

A decisão da equipe garantiu a estabilização do quadro clínico do paciente que é monitorado na unidade hospitalar. A intervenção no caso foi inédita para o hospital, que conta com estrutura para consultas, exames e cirurgias vasculares. O investimento na área clínica garantiu que a equipe conseguisse realizar a cirurgia de alto risco, com resultado de sucesso. “É muito gratificante ver o resultado do trabalho de uma equipe que atuou em conjunto e conseguiu salvar uma vida. Chegamos a conseguir a transferência, mas o paciente não teria suportado a remoção”, destaca o diretor técnico do HAC, Diogo Antunes Macedo.

O médico destaca a estrutura e a dedicação da equipe que possibilitou salvar a vida. “Em tempos difíceis em que o SUS é desvalorizado contamos com condições estruturais e equipe dedicada a desempenhar seu papel. Realizamos uma cirurgia de alta complexidade e foi bem-sucedida”, ressalta.

O HAC conta com área especializada no atendimento vascular, que vai desde o atendimento ambulatorial a cirurgias. No primeiro quadrimestre do ano foram realizadas 285 consultas e aproximadamente 100 cirurgias. O paciente vascular consegue todos o atendimento necessário na unidade pública.

Coordenadoria de Comunicação Social
Prefeitura de Petrópolis