remoção do Elevado da Perimetral
A prefeitura do Rio confirmou nesta quarta-feira (22)que a partir desta sexta-feira (25), o processo de revitalização da Região Portuária da cidade entra em uma nova fase.

Para dar continuidade à implantação do novo sistema de mobilidade urbana do Porto Maravilha, a Prefeitura do Rio já tem o esquema da sequência da remoção do Elevado da Perimetral e o como procederá em relação ao trânsito e transportes públicos.

A nova etapa de remoção do Elevado da Perimetral permitirá o avanço das obras dos túneis da Via Expressa, hoje com 537,2 metros escavados. As mudanças virão em etapas e na primeira delas, no próximo sábado, às 22h, o Elevado da Perimetral, no trecho entre a Avenida General Justo e a Praça Mauá, será definitivamente interditado. No dia 8 de fevereiro, o Mergulhão da Praça XV será fechado, e a circulação de carros particulares na Avenida Rio Branco, proibida.

A interdição do Mergulhão é necessária para readequar o traçado atual e incorporá-lo ao do Túnel da Via Expressa. Ele passará a contar com três faixas por sentido, como em toda a extensão da Via Expressa. Após as obras, a Praça XV será reconstituída conforme desenho original.

Nesta fase, a operação compreende a retirada de 1.689 metros do elevado, entre a Rua Visconde de Inhaúma e o III Comar, na altura da Praça XV, próximo à entrada do Aterro do Flamengo.