tn_Semana de Enfermagem discute o papel do profissional na gestão da saúde pública

Equidade no acesso ao SUS é fator de destaque durante comemorações da categoria


            Discutir o papel do profissional de enfermagem no Sistema Único de Saúde (SUS) é o que propôs a Secretaria de Saúde durante a 80ª Semana de Enfermagem que teve início em 12 de maio, no Dia Internacional do Enfermeiro. Nesta quarta-feira (15.05) foram realizados dois encontros com enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem para discutir e buscar avanços para a categoria, que conta com 453 profissionais em toda rede, com atuação direta em ações que visam a prevenção de doenças e promoção da saúde. No campus da Universidade Católica de Petrópolis (UCP) foram reunidos enfermeiros que discutiram sobre a consolidação da profissão, e no Centro de Saúde, para os profissionais de nível médio, foram apresentados métodos aplicados para cuidados paliativos em pacientes crônicos.

O evento realizado anualmente reuniu representantes das 44 equipes que atuam nos 37 Postos de Saúde de Família, além dos lotados nas sete Unidades Básicas de Saúde, dois Centros de Saúde e hospitais. “Muito importante dedicar um momento para debater sobre essa atividade que tem papel fundamental para o funcionamento da rede pública”, destaca o prefeito Bernardo Rossi. Na UCP, o evento teve a representação de enfermeiros que atuam como gestores da saúde, os secretários de Saúde de Petrópolis, Fabíola Heck e de Teresópolis Antônio Henrique Vasconcelos da Rosa e do ex-secretário do município, atual vereador Silmar Fortes.

Conforme protocolo do Ministério da Saúde, os enfermeiros têm atuação ativa na rede de atenção básica nas UBSs, PSFs, Centros de Saúde e unidades hospitalares da rede pública. No encontro, o destaque da discussão foi o desafio dos enfermeiros para a prática da equidade no atendimento no sistema público de saúde. O objetivo foi debater medidas que garantam o acesso aos serviços do sistema público de saúde, de forma quea população de maior risco social e maior necessidade clínica tenham atendimento igualitário, resguardando o direto de cada cidadão. “Organizar a gestão com foco na equidade na oferta do serviço da saúde pública é um grande desafio do enfermeiro na saúde pública. Garantir que a pessoa de menor acesso, em maior risco social, tenha seus direitos garantidos e atendimento igualitário”, destaca a secretária de Saúde, Fabíola Heck.

No sistema público de saúde, a categoria se coloca como protagonista em ações preventivas no que se refere à saúde. O secretário de Saúde de Teresópolis Antônio Henrique Vasconcelos da Rosa destaca os profissionais de enfermagem como os principais apoiadores do SUS. Para o secretário, uma das principais vertentes é a atuação em campanhas de imunização. “No Brasil as campanhas de imunização existem por causa dos profissionais de enfermagem. Se um enfermeiro abraça uma causa ele salva vidas. É através do trabalho preventivo que isso ocorre”, reforça Antônio Henrique.

O importante papel dos enfermeiros para a manutenção da qualidade do serviço público de saúde foi ponto destacado até mesmo no âmbito de desenvolvimento econômico. Para o secretário, uma cidade com o atendimento de saúde bem estruturado, atrai pessoas. “Petrópolis e Teresópolis são cidades que se destacam pelo perfil turístico e recebem pessoas e inúmeros lugares, que ao verificarem um bom serviço de saúde, se sentem seguros em voltar e contribuir para o crescimento da região”, destaca.

No Centro de Saúde, os profissionais técnicos e auxiliares em enfermagem discutiram sobre os cuidados paliativos aos pacientes com quadros clínicos crônicos, atendidos pela rede ou em suas residências. No encontro foram abordadas as medidas que visam a melhoria da qualidade de vida dos pacientes, com foco no cuidado humanizado. “O enfermeiro é a ciência do cuidado, do olhar o paciente como o todo, não apenas da doença. É observar o paciente além do que ele apresenta. Passamos a ser referência para o paciente que passa a nos ver com maior confiança”, destaca a enfermeira da UBS do Retiro, Vanessa Braz.

 

Coordenadoria de Comunicação Social
Prefeitura de Petrópolis