tn_20190416_102842(0) 2150 vagas já serão ofertadas na 24 de Maio e Boa Vista

Para aumentar a oferta de vagas para alunos de até cinco anos nos Centros de Educação Infantil, o poder público pretende abrir novos espaços até o segundo semestre, como o CEI Boa Vista e o CEI Augusto Meshick, no Centro – o primeiro sendo construído e o segundo em adaptação.  Outros espaços também estão sendo pesquisados para abrigar mais creches, no Centro e nos bairros.  Hoje a rede tem 3,7 mil alunos em creches e a expectativa é de ampliar em 20% a oferta de vagas.

O prefeito Bernardo Rossi e a secretária de Educação, Márcia Palma, visitaram nesta terça-feira (16.04) imóveis no Centro, Corrêas e Itaipava onde podem ser instaladas mais unidades. “Abrimos duas frentes: adaptamos locais como o Augusto Meschick, na 24 de Maio, que iria ser fechado e estamos construindo mais unidades, como no Boa Vista. A meta é reduzir a cada ano o déficit de vagas”, afirma Bernardo Rossi.

Além do CEI Boa Vista, na Estrada da Saudade e do CEI Augusto Meschick, no Centro, o poder público espera adaptar o Ciep Municipalizado Santos Dumont, no Independência,  e inaugurar mais um Centro de Educação Infantil no Centro da cidade.

“Desde o ano passado estamos visitando imóveis e analisando as melhores opções para se abrir um novo CEI no Centro. Muitas mães precisam colocar os folhos em um local próximo do trabalho, por isso a demanda por vagas no Centro é sempre maior. Estamos avaliando um local grande, seguro e que pode absorver mais de 300 crianças. Agora estamos avaliando as adaptações que deverão ser feitas no local para atender crianças de até cinco anos para viabilizar mais esse espaço ”, explica o prefeito.

Um exemplo de local que foi adaptado para receber alunos de até cinco anos é o CEI Herminia Matheus, no São Sebastião. O imóvel, que abrigava uma escola, foi adaptado em 2018 e atende atualmente 117 alunos.

“Temos na rede locais que foram preparados para atender os alunos da educação infantil integralmente e que oferecem educação de qualidade para os alunos, mas sabemos que é necessário aumentar essa oferta, sempre levando em consideração o conforto e segurança para as crianças. O Hermínia é um local que se tornou CEI e já é referência no atendimento e queremos garantir que outros espaços educacionais de excelência sejam abertos ainda nesse ano”, afirmou a secretária de Educação, Marcia Palma.

Com 182 unidades escolares, sendo 70 Centros de Educação Infantil, a rede municipal de Educação conta com aproximadamente 42 mil alunos. Destes, 8.976 estão matriculados na educação infantil – 3.688 deles nos Centros de Educação Infantil.

 

 

Coordenadoria de Comunicação Social
Prefeitura de Petrópolis