tn_Workshop

Durante toda a última segunda-feira, o Instituto Oldemburg promoveu a reunião de gestores e apresentou o projeto Sala de Leitura – Prazer de Ler, que implanta bibliotecas em instituições públicas do interior do  Brasil

 

A Casa da Educação Visconde de Mauá recebeu nesta segunda-feira, dia 15 de abril, o Workshop Motivacional de Gestores Públicos, promovido pelo Instituto Oldemburg, que investe em estratégias pedagógicas para implantação de bibliotecas em diversos segmentos sociais no interior do Brasil. O evento reuniu mais de 20 pessoas, entre secretários de Educação, gestores e diretores de instituições do Sul e do Centro Oeste, que serão contempladas pelo projeto este ano. Em 2019, Instituto Oldemburg de Desenvolvimento lançará 12 bibliotecas comunitárias, que contarão cada uma, com mil livros, totalizando 872 Salas de Leitura espalhadas pelo país desde 2013.

O dia começou com o Workshop de Gestores Públicos, seguido de uma visita à Sala de Leitura Antônio Callado, implantada na Casa Visconde de Mauá. Na parte da tarde foi promovida a palestra “A importância da preservação e promoção da cultura regional”. Em seguida houve a sessão de autógrafos dos livros “Juju e a locomotiva Encantada”, da autora Juliana Maia, e “O Reino dos Livros Esquecidos”, da autora Catarina Maul. Foi realizada ainda uma visita guiada à Sala de Leitura Graciliano Ramos, na Escola Municipal Maria Campos, com a exibição de um vídeo produzido pela direção da escola durante a implantação da biblioteca, com a troca de experiências. No fim do dia os educadores voltaram para o Rio de Janeiro, para um jantar de confraternização.

Cristina Oldemburg, diretora do Instituto Oldemburg de Desenvolvimento, informou que esta é a primeira ação de implantação das novas Salas de Leitura pelo Brasil.

“Estamos trazendo estes secretários de Educação e gestores para mostrar para eles como funcionam esses espaços e apresentar depoimentos de pessoas que ajudaram na montagem das bibliotecas. Uma oportunidade única de um contato com salas pronta e em pleno funcionamento, que recebem alunos e a comunidade”.

A Secretária de Educação, Cultura e Deporto do município de São José do Cerrito, em Santa Catarina, Ana Maria Marcon dos Santos, está animada e otimista com o novo espaço de literatura que será inaugurado no município.

“O Instituto, através do projeto, está nos presenteando com a possibilidade de ampliar o direito da leitura, não só para os alunos, mas também para a comunidade. Como secretária de Educação, umas das minhas expectativas com a implantação da Sala de Leitura, é que aconteça um pertencimento cultural por parte da população”.

Juliana Lu, consultora de sustentabilidade da CTG Brasil, empresa patrocinadora das Salas de Leitura, que serão implantadas nos municípios de Caçu e Itarumã, em Goiás, e em Cerro Negro, São José do Cerrito e Vargem, no estado de Santa Catarina também esteve presente no evento e falou sobre a importância da parceria.

“Estarmos juntos aqui nesse workshop com o Instituto Oldemburg é o início da realização de um grande sonho para as nossas comunidades. Além de contribuir para o desenvolvimento sustentável local, conseguimos fazer parte de uma importante transformação social do país por meio dessas bibliotecas que poderão ser amplamente aproveitadas”.

A secretária de Educação de Petrópolis, Marcia Palma, também esteve presente e afirmou que acredita e defende o hábito da leitura.

“Através dele conseguimos vivenciar outras realidades e conhecer outros espaços. A leitura, neste projeto, ultrapassa o muro das escolas e abrange toda a comunidade. O que o Instituto Oldemburg trouxe para o município só vem a somar dentro de uma rede e mostrar que é possível trabalhar a leitura, além de ampliar e desenvolver esperança naquela localidade. É um presente para nós este trabalho do Instituto”, conclui.

O acervo de cada Sala de Leitura é composto por mil livros, abrangendo diversas faixas etárias e áreas de interesse, como: Literatura Brasileira, Literatura Estrangeira, Literatura Infanto juvenil, Ciências Sociais, História, Desenvolvimento Pessoal, Artes, Filosofia, Sustentabilidade e áudios livros.

 

Texto: Assessoria
Foto: Divulgação