tn_Montecaseros 17h57

A CPTrans implementou nesta terça-feira (09.04) mais uma fase da operação para dar fluidez ao trânsito nas ruas do Centro. Agentes de trânsito bloquearam o meio de pista com gradis impedindo a conversão à esquerda dos veículos que seguiam da Praça Oswaldo Cruz. Neste caso, os motoristas fizeram a conversão nas Ruas Frei Rogério e Frei Luiz, uma distância de 190 metros. As demais alterações aplicadas nesta segunda-feira foram mantidas, com resultados positivos em todos os trechos no período da intervenção, entre 16h30 e 19h30.

Pelo planejamento da companhia, a implementação das mudanças irá ocorrer em etapas, diminuindo o estranhamento dos motoristas no momento de executar as manobras diante da nova configuração viária. Neste segundo dia os gradis disponibilizados na Rua 13 de Maio fizeram o trânsito de veículos no sentido Barão do Rio Branco e Bingen fluir constantemente. O resultado da intervenção foi ainda melhor do que o primeiro dia.

“Nossa expectativa ao realizar as mudanças em etapas é garantir que o motorista se planeje de forma mais adequada. Quando alguém segue numa via desconhecida, tende a diminuir a velocidade e, consequentemente, segura o fluxo de carros. Já sabendo o que o aguarda na via, a tendência é manter uma velocidade constante. É isso que está acontecendo, os motoristas estão reaprendendo a utilizar os cruzamentos já conhecidos”, explica o diretor-presidente da CPTrans, Jairo Cunha.

Na ação desta terça, 10  agentes de trânsito foram disponibilizados: um no cruzamento da Ipiranga com a 13 de Maio; um na 13 de Maio, próximo à área onde há os gradis; um no cruzamento da 13 de Maio com a Barão do Rio Branco e Bingen; um agente da Montecaseros, impedindo a conversão dos veículos na saída da Praça Oswaldo Cruz; outro no cruzamento da Paulino Afonso com a Montecaseros; um na Paulino Afonso indicando a divisão das pistas; um na Piabanha, um no Cruzamento da Piabanha com a Alfredo Pachá e um motorizando prestando apoio aos demais agentes.

O objetivo das intervenções é dar maior fluidez ao trânsito, aumentando a constância com que os veículos trafegam, chegando mais rápido aos seus destinos. São mudanças pontuais, que, juntas, deverão beneficiar os itinerários de 170 linhas de ônibus em diversos sentidos.

Coordenadoria de Comunicação Social
Prefeitura de Petrópolis