tn_MVI_6811 MP4 00_00_12_09 Still001Só na área odontológica são 52 consultórios

            O novo prédio do ambulatório-escola da Faculdade de Medicina/Fase, inaugurado nesta sexta-feira (05.04) e conveniado com a Prefeitura vai ampliar de 90 mil para 150 mil o número de atendimentos pelo SUS por ano em Petrópolis somente na parceria com a faculdade. O prefeito Bernardo Rossi participou da inauguração do prédio que prevê, além de dois andares exclusivos para Odontologia, mais 19 consultórios de várias especialidades médicas. O investimento no prédio é de R$ 15 milhões.

“É um marco para a saúde pública, uma parceria essencial para a cidade. Um prédio funcional, com equipamentos modernos e de alta qualidade, que vão ampliar os atendimentos, podendo a chegar a 150 mil ao ano. Essa é mais uma vitória para a população”, destaca o prefeito Bernardo Rossi, que participou da cerimônia de inauguração do novo prédio ao lado do vice-prefeito, Baninho

Na área de odontologia o ambulatório será mais uma opção aos usuários da rede que atualmente, pelo município, já contam com dois Centros de Especialidade Odontológica e com as unidades básicas de saúde que prestam atendimento no município. Dois dos sete andares do novo prédio são voltados para a área de Odontologia. Foram criados 52 consultórios com salas exclusivas para a realização de exames de imagem, além da área de próteses e laboratório de pesquisas.

Toda a estrutura já está disponível aos estudantes e usuários da rede pública de saúde. A partir de parceria com a prefeitura, a faculdades tem o credenciamento para realizar atendimentos pela rede.

Na ocasião o corpo docente e discente da instituição participou de uma visita guiada para a apresentação das novas instalações que ampliarão os atendimentos do Ambulatório Escola. A unidade registra um atendimento de 92 mil pacientes ao ano e com a ampliação, esse número pode aumentar em mais 50%. Além dos consultórios odontológicos, haverá mais 19 para atendimento dos pacientes da Clinica Médica, Enfermagem, Nutrição entre outras especialidades.

A unidade contará com suporte para a realização de procedimentos cirúrgicos e com uma sala de urgência, para os primeiros socorros em caso de intercorrências durante os atendimentos. Uma sala especializada em curativos também funcionará na unidade.

A diretora da FASE, Maria Isabel de Sá Earp Chaves, destaca que toda a atuação no município é integrada ao Sistema Único de Saúde e reforça que a grande novidade é a área odontológica, que vai permitir acesso a atendimentos desde baixa complexidade até procedimentos mais avançados.  A faculdade, além de formar profissionais, tem o compromisso de atuar junto à população.

“Aqui nesse prédio temos investimento não só na área tecnológica, com equipamentos de última geração, mas um espaço adequado para ensinar, aprender e principalmente, esse novo empreendimento vai beneficiar muito a população. Esse espaço é ampliado para incluir a odontologia, com serviços  de  imagens odontológicas, pequenas cirurgias, mais espaços para as clínicas de medicina e inclusive a radiologia”, destaca Maria Isabel.

A faculdade já trabalha em conjunto com o município em cinco unidades básicas de saúde, além da atuação dos profissionais da Faculdade de Medicina no Hospital Alcides Carneiro.  “Com essa nova estrutura vamos conseguir ampliar a oferta de atendimentos que antes já existia em parceria com a faculdade. Essa estrutura contribui em muito para ampliar o acesso aos serviços para a população”, destaca a secretária de Saúde, Fabíola Heck.

Também estiveram presentes o secretário chefe de Gabinete, Renan Campos; a  de Saúde, Fabíola Heck e a secretária de Assistência Social, Denise Quintella,

 

Coordenadoria de Comunicação Social
Prefeitura de Petrópolis