tn_IMG_4704

Setor farmacêutico é reestruturado para melhor suporte à rede de saúde

           A Prefeitura dá mais um passo importante para melhorar a distribuição e, principalmente, o armazenamento de remédios. O Núcleo de Assistência Farmacêutica (NAF) vai ganhar um espaço próprio, um galpão no Itamarati. A estrutura funcionava até então no Hospital Alcides Carneiro, em um espaço que não era adequado. O novo local passa por adequações para estocar os remédios distribuídos para toda a rede. O prefeito Bernardo Rossi e equipe técnica estiveram no local, na manhã desta sexta-feira (29.03), para verificar o andamento das adaptações necessárias para o local.

“Muitas vezes ainda deputado visitei as instalações do HAC constatando a inadequação do espaço. E uma das metas da nossa gestão era ter um lugar adequado. Hoje estamos mudando esta realidade e o posto de armazenamento vai ter novo endereço em poucas semanas”, afirma o prefeito Bernardo Rossi.

A estimativa é de que em 30 dias todos os medicamentos que abastecem a rede estejam armazenados no novo galpão. O local oferece melhor estrutura para o setor que até o momento funcionava no Hospital Alcides Carneiro (HAC), em local de difícil acesso para o profissionais. O novo ambiente oferecerá melhores acomodações para o estoque de medicamentos e insumos, além de melhorar as instalações de trabalho dos três farmacêuticos que controlarão o setor.

“Essa é uma iniciativa que gera segurança para os medicamentos e melhora a estrutura de trabalho. Com mais essa adequação, fica concluída toda a reestruturação do setor farmacêutico”, destaca o perfeito Bernardo Rossi. A nova localização do NAF possibilitará melhor distribuição para o abastecimento de toda a rede de atendimento ambulatorial e hospitalar.

O setor dispensa medicamentos para as farmácias ambulatoriais do Hospital Alcides Carneiro (HAC) e Centro de Saúde; para os Polos de Assistência Farmacêutica (PAF) do Centro e de Corrêas; para o Hospital Municipal Nelson de Sá Earp e Pronto Socorro Leônidas Sampaio  (PSLS), do Alto da Serra; para a unidade de saúde mental CAPS AD; para o setor de Infecções Sexualmente Transmissíveis/Aids (IST/Aids) e para o programa de tuberculose. O núcleo também é responsável pelo abastecimento dos dispensários de medicamentos de todas as unidades básicas de saúde.

O funcionamento de toda a estrutura de armazenamento, controle e distribuição de medicamentos do município conta com o suporte de 15 farmacêuticos distribuídos em todas as unidades ligadas ao setor. “Estamos organizando todo o setor farmacêutico do município, melhorando as instalações para o armazenamento seguro dos medicamentos e controle dos profissionais, que agora contam com setores mais estruturados, inclusive com melhores acomodações”, destaca a secretária de Saúde, Fabíola Heck.

O NAF concentra todos os medicamentos fornecidos pela rede aos usuários da rede pública de saúde. Além das medicações básicas, para o suporte ao tratamento dos pacientes atendidos nas unidades de saúde, o setor conta com estoque de medicações de maior complexidade, que precisam ser solicitados por processos administrativos ou judicializados. “Toda essa organização do setor é um ganho enorme para oferecer mais qualidade para o serviço de assistência farmacêutica. Além de melhores estruturas, agora temos mais profissionais capacitados para o controle e logística de abastecimento de toda a rede”, destaca a coordenadora do NAF, Débora Correia.

O vice-prefeito Baninho e os vereadores Justino do RX e Silmar Fortes acompanharam o prefeito e equipe técnica da Secretaria de Saúde durante a visita ao local onde será instalado o NAF.

 

Coordenadoria de Comunicação Social
Prefeitura de Petrópolis