Unidades de saúde do ItamaratiUnidade é referência na realização de curativos na região

Em visita ao Centro de Saúde do Itamarati o prefeito Bernardo Rossi e equipe técnica da Secretaria de Saúde acompanharam o funcionamento da Unidade Básica de Saúde. O local é um dos que oferece atendimento em horário estendido, das 8h às 20h, de forma a dar uma alternativa para as pessoas terem atendimento após o horário de trabalho. A unidade é referência para a realização de curativos e mantém estrutura para o atendimento de Fisioterapia.

A unidade que conta com profissionais de clínica médica, enfermagem, odontologia, psicologia infantil, fonoaudiologia, fisioterapia, atende mensalmente cerca de 800 pacientes. Com estrutura avançada para a realização de curativos, passam pela unidade aproximadamente 300 pessoas ao mês. A equipe dá suporte para a realização de cerca 350 procedimentos como aferição de pressão arterial e glicemia, ao mês.

“Essa é uma unidade de excelência. Temos aqui uma ótima estrutura de atendimento para a população que assim como as demais, está tendo os serviços cada vez mais aprimorados”, destaca o prefeito Bernardo Rossi. Por ser uma unidade básica, atende a população do entorno e de toda a cidade. No local também funcionam os programas Melhor em Casa, que oferece servido de atendimento domiciliar e o Núcleo de Assistência de Saúde da Família (Nasf) que complementa o atendimento da unidade básica de saúde atuando diretamente nas comunidades do entorno.

Com atendimento semanal na unidade, a paciente Gerni Ferreira da Costa, de 76 anos, faz o acompanhamento fisioterápico com regularidade. A paciente passou por cirurgia, pela a rede pública, para a colocação de uma prótese no joelho e mantém o tratamento na unidade. “Recebo aqui todo o suporte que preciso”, destaca.

Mensalmente,  130 pacientes fazem acompanhamento fisioterápico na unidade, que conta com duas profissionais com atendimento diário nos seis consultórios especializados. “Essa é uma unidade de grande estrutura, formada por equipe ampla, que dá suporte a todo o território e para pessoas vindas de outras regiões”, destaca a secretária de Saúde, Fabíola Heck, que aproveitou a visita para verificar o dispensário de medicamentos. “A unidade está bem equipada e terá o suporte de medicações a partir da conclusão da licitação de medicamentos que está em andamento para suprir toda a rede”, reforça a secretária.

 

 

Coordenadoria de Comunicação Social
Prefeitura de Petrópolis