Conselho Municipal de Saúde (ComSaúde)

Durante reunião ordinária foram apresentados os planejamentos para o próximo ano

            A Programação Anual de Saúde (PAS) para 2020 foi aprovada pelo Conselho Municipal de Saúde (Comsaúde) em reunião nesta terça-feira (26.03). Elaborado pela Superintendência de Planejamento e Apoio à Gestão, o documento define serviços e ações que serão realizados no próximo ano e que constarão no orçamento da Secretaria de Saúde. Para o próximo ano estão previstas, entre outras coisas, a reforma da Escola Municipal de Águas Lindas, onde passará a funcionar a UBS de Águas Lindas e a implantação das UBSs Bingen e Corrêas.

As ações mapeadas para a Programação Anual de Saúde atendem as metas definidas pelo Plano Municipal de Saúde, com vigência de 2018 a 2021. A medida visa programar as ações prioritárias em saúde ou implantação de serviços no intervalo de quatro anos. A Secretaria de Saúde está cumprindo as ações mapeadas, como por exemplo, para 2018 foram concretizadas a implantação do Programa de Saúde do homem; das 10 salas de curativos nas UBS; criação do Polo Assistência Farmacêutica de Corrêas; do aplicativo SUS Petrópolis; habilitação do Centro de Atendimento Psicossocial de Itaipava (Caps), para receber recursos do Ministério da Saúde; e implementação do serviço castração de felinos e caninos;

Para a secretária de Saúde, Fabíola Heck, o resultado da reunião foi positivo no sentido de mostrar que o setor está seguindo pelo caminho certo na realização de ações que promovam a saúde e previnam doenças.  A aprovação da PAS contribui para o desenvolvimento de ações de forma planejada e estratégica. “A PAS nos sinaliza o que é preciso ser concretizado e melhorado para os próximos anos. A secretaria tem conseguido atuar de forma estruturada na busca de melhores resultados nas aplicações dos serviços”, destaca Fabíola.

“Temos metas pontuais, para serem concretizadas em 2020 e ações que são previstas para serem realizadas ao longo dos quatro anos de planejamento”, destaca a superintendente de Planejamento e Apoio à Gestão, Suzana Papoula, reforçando que todas as ações mapeadas são aprovadas pelo Conselho Municipal de Saúde, assim como os resultados apresentados.

 

 

Coordenadoria de Comunicação Social
Prefeitura de Petrópolis