tn_Odontologia é destaque em novo prédio do Ambulatório-Escola e terá 52 consultórios

Estrutura vai ser usada pela rede pública municipal

 

A população atendida pelo SUS vai passar a contar com uma nova estrutura em odontologia, uma parceria entre a Prefeitura e Faculdade de Medicina/Fase.  O novo prédio que está com obra em estágio de conclusão no Ambulatório Escola, em Cascatinha, foi visitado nesta segunda-feira (25.03) pelo prefeito Bernardo Rossi. O investimento da Faculdade de Medicina/Fase é de R$ 15 milhões.

“As parcerias com as instituições privadas que têm este viés de apoio à população são fundamentais para o crescimento que queremos para Petrópolis. Ganha a cidade, com alunos e com recursos e com serviço à população”, afirma o prefeito Bernardo Rossi.

A expansão da capacidade de atendimentos de odontologia é um dos principais ganhos para os usuários da rede pública de saúde, que passarão a contar com 52 consultórios da especialidade, uma das maiores estruturas da região. O novo centro odontológico oferecerá desde suporte para a realização de tratamentos básicos de rotina a procedimentos mais avançados.  Hoje, Petrópolis, na rede pública faz cerca de 10 mil atendimentos por ano.

Os atendimentos especializados, como os de odontologia, vão entrar na rede de regulação do município, que vai passar a contar com um suporte avançado para a área. A estimativa é de que o novo centro odontológico da Fase seja inaugurado ainda em maio. “Essa é uma excelente estrutura que em muito vai beneficiar os usuários da rede pública do município”, destaca o prefeito Bernardo Rossi.

“O que mais quero é que o usuário seja atendido com dignidade e segurança, além de oferecer para o aluno uma estrutura adequada para o estudo. Se o aluno aprende em uma estrutura como esta, ele passa essa experiência adiante”, destaca a diretora geral da Fase, Maria Isabel Sá Earp Chaves.

O município já conta com dois Centros de Especialidade Odontológica (CEOs), um no Centro e outro em Corrêas. A nova estrutura da Fase tende a somar ao que já é oferecido pela rede. “O atendimento será regulado para que os usuários da rede possam contar com mais essa estrutura, que oferece conforto, segurança e acessibilidade para aos pacientes do SUS”, destaca a secretária de Saúde, Fabíola Heck.

O novo prédio do Ambulatório Escola aumenta o suporte para a área odontológica e para as demais especialidades médicas oferecidas na unidade. Com quatro andares, a estrutura conta ainda com 18 consultórios para atendimento dos pacientes da Clinica Médica, Enfermagem, Nutrição, Psicologia e outras, como os curativos. A unidade contará com suporte para a realização de procedimentos cirúrgicos e com uma sala de urgência, para os primeiros socorros em caso de intercorrências durante os atendimentos.

O prédio foi projetado para oferecer melhores acomodações aos pacientes, desde a recepção aos consultórios, e da mesma forma, adequação para os alunos. No mesmo local, os alunos poderão receber aulas teóricas e práticas. A estrutura foi pensada para oferecer dinamismo para o aprendizado. No local, os alunos contam com 8 salas especificamente de aulas teórica e todos os consultórios foram pensados de forma que o professor possa ter condições de acompanhar cada atendimento. Cerca de 150 alunos circularão pela unidade em diferentes turnos do dia.

A visita foi acompanhada pelo vice-prefeito Baninho e pelo diretor da Faculdade de Medicina de Petrópolis/Fase, Afonso Chaves.

 

Coordenadoria de Comunicação Social
Prefeitura de Petrópolis