tn_Marcia Salerno Zilves - PsicólogaMarcia Salerno Zilves

Setor atua na prevenção de conflitos e resolução de problemas

 

 

A Psicologia Escolaré a área do conhecimento que estuda e acompanha o processo de ensino/ aprendizagem, o desenvolvimento e a integração do aluno no ambiente escolar.NoISAS – Instituto Social Afonso Santos, esse acompanhamento é feito cotidianamente pela psicóloga Marcia Salerno Zilves e é de grande importância para o pleno andamento da instituição.

 

Na prática o papel do psicólogo éo de interagir nos possíveis conflitos, dificuldades no processo de ensino e aprendizagem, na integração do aluno com os professores, com as regras da instituição, com os demais alunos da mesma faixa etária e de outras turmas, bem como auxiliar nas adversidades do dia a dia. De acordo com Marcia Salerno Zilves o psicólogo escolar atua na orientação dos alunos e caso seja necessário,sugere aos familiares, o encaminhamento para um psicólogo clínico.

 

O objetivo do psicólogo escolar é também o de ser um pouco educador, ajudando a aumentar a qualidade e a eficiência do processo educacional por meio dos conhecimentos na área da psicologia.  “O relacionamento do psicólogo escolar não se dá apenas com o aluno. Faz-se necessário o contato com os pais, visto que a escola necessita de uma parceria continua com os familiares”, pontua Marcia.

 

No ISAS, quando um novo aluno ingressa no ambiente escolar é enviado aos responsáveis um convite para que os pais façam uma visita ao setor de Psicologia Escolar. “Nesse convite, informamos horário e data sugerido para o comparecimento dos pais até a instituição. É nesse primeiro encontro, a partir do ponto de vista dos pais, que a instituição prepara a anamnese do aluno, ou seja, um panorama com informações detalhadas sobre o educando e dados relevantes para observação dos mesmos”, pontuou.

Para a jornalista e mãe Carla Coelho, o acompanhamento do setor de Psicologia Escolar foi fundamental para entender de forma mais aprofundada as necessidades e demandas relacionadas ao filho no aspecto escolar. “Eu me tornei mãe do João Pedro, por meio da adoção, quando ele já tinha 13 anos. Eu não possuía experiência alguma com relação ao acompanhamento escolar e não compreendia de forma plena o papel dos pais nas questões do dia a dia do colégio. O João ingressou no ISAS, no ano passado, no 7º Ano do Ensino Fundamental, e o setor de psicologia foi vital para ele hoje estar no 8º Ano. Juntos, conseguimos entender as demandas individuais do meu filho, que vai vão do conteúdo programático em si”, detalhou.

 

A intervenção da atuação do psicólogo dentro da escola mantem uma visão preventiva, contemplando o atendimento aos alunos, dos pais e também dos professores. ”Vejo meu papel no ISAS como um agente facilitador, não só com os alunos, mas também com a Direção, Coordenação e toda a equipe, visando um melhor resultado final para todos”, finalizou Marcia.

 

Mais informações sobre o ISAS – Instituto Social Afonso Santos podem ser obtidas pessoalmente à Rua Quissamã, 2.139, Quissamã – Petrópolis/ RJ, através dos telefones (24) 2246-1910 e (24) 98857-7056 ou do e-mail colegioisas@yahoo.com.br.

 

SERVIÇO

ISAS – Instituto Social Afonso Santos

Rua Quissamã, 2.139

Quissamã – Petrópolis/ RJ

(24) 2246-1910/ (24) 98857-7056

colegioisas@yahoo.com.br

CNPJ: 36.552.438/0001-20

Auto.: 80E/COIE.E/25.11.1998

 

Texto: Assessoria
Foto: Divulgação