tn_IMG (1)

Objetivo é viabilizar que a prefeitura execute obras que vão melhorar o trânsito nas duas estradas, beneficiando a economia da cidade

 

O Ministério da Infraestrutura vai intervir junto à ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) e à Concerpara para que a prefeitura faça a ligação Bingen-Quitandinha. A prefeitura vai apresentar para o órgão o projeto para fazer uma ligação provisória entre os bairros, nos mesmos moldes do modelo adotado em novembro de 2017, quando a abertura de uma cratera interditou parte da rodovia. O município também conseguiu apoio para que na próxima licitação para concessão da rodovia as demandas de Petrópolis estejam previstas em contrato.

Outro ponto tratado pelo prefeito Bernardo Rossi em reunião com a secretária executiva adjunta da pasta, Viviane Esse, foram as intervenções que o município quer realizar na Estrada União e Indústria. A intenção é viabilizar que essas obras possam ser executadas junto com a reforma da estrada por parte do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes).

“Conseguimos hoje um apoio importante em relação às intervenções nas duas estradas, que são paralelas, interligadas em diversos pontos e extremamente importantes para a economia da cidade. É muito importante ter esse canal aberto com o novo governo para que as nossas demandas tenham prioridade. Se o município tivesse sido ouvido antes, talvez a ligação Bingen-Quitandinha, por exemplo, pudesse ter sido feita há anos e já estaria beneficiando a cidade”, pontua o prefeito Bernardo Rossi.

Viviane Esse atuou na ANTT e tem conhecimento tanto sobre a BR-040 quanto em relação à Estrada União e Indústria. “Conheço Petrópolis e também a situação de ambas as estradas. Sei da importância delas para Petrópolis e para os demais municípios da região. Vamos trabalhar para que as necessidades do município de intervenções para as duas estradas possam ser tratadas com prioridade, dando celeridade ao processo”, declarou a secretária executiva adjunta do Ministério da Infraestrutura, Viviane Esse.

Para isso, a prefeitura vai apresentar o projeto com informações detalhadas sobre a ligação Bingen-Quitandinha, de forma que Viviane Esse possa acompanhar passo a passo esse processo. Com a anuência da Agência e da Concer, a prefeitura já poderá, por exemplo, fazer a alça de ligação entre os bairros.

Ainda sobre a BR-040, Esse afirmou que vai incluir as demandas de Petrópolis na próxima concessão – o contrato com a Concer encerra em 2020. Para isso, vai reunir o corpo técnico da ANTT e da prefeitura, além da Concer, para alinhas essas demandas.

A União e Indústria, que terá obras de reforma após o Dnit promover licitação entre março e abril, a secretária executiva adjunta concordou que as medidas de mobilidade urbana que o município deseja (como a construção de baias de ônibus, acessos alternativos e rotatórias) possam ser executadas junto com o trabalho do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes.

As demandas de Petrópolis tiveram o apoio do deputado federal Vinicius Farah, que acompanhou a reunião no Ministério da Infraestrutura.

“Como ex-prefeito de Três Rios, eu conheço bem toda região e sei da importância que a BR-040 tem para todas as cidades próximas. Por isso estou apoiando esse pedido de Petrópolis”, colocou.

Também participaram da reunião o secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcelo Fiorini, e a subsecretária de Obras, Raquel Motta.

 

 

Coordenadoria de Comunicação Social
Prefeitura de Petrópolis