tn_carnival-2103084_1920

 

Para muitos a folia já começou. Entretanto,  apesar de muitas opções para crianças e adultos, é  fundamental escolher bem os produtos usados nesta época,  pois pode causar irritações, alergias e manchas na pele.

 

 

tn_20190226_095531

De acordo com a dermatologista Ana Paula Bonvini, que atende em Petrópolis, a primeira dica é usar sempre filtro solar. “O protetor deve ser de preferência físico,  aqueles com cor, pois ampliam a proteção. O FPS deve ser acima de 30 e, se possível, usar óculos para proteger os olhos, chapéus e roupas com proteção solar”, alerta.

 

Mulheres, homens e até crianças usam e abusam de maquiagens para compor as fantasias. Apesar da festa de cores e texturas, é importante evitar riscos com produtos  desconhecidos. “A maquiagem deve ser de marcas conhecidas e não de origem duvidosa. As crianças merecem um cuidado especial porque elas têm uma pele que absorve 20% a mais. O ideal é usar produtos específicos para  a pele infantil”, ressalta.

 

Após a folia, deve-se remover toda a maquiagem antes de dormir, pois na hora do sono é o momento em que a pele se renova e os poros precisam estar desobstruídos. “Para tirar glitter e purpurina que ficam mais aderidos à  pele, uma dica é usar removedor bifásico, aquele que é óleo em água. Passe com algodão e ele retira bem mais fácil estes produtos da pele”, orienta.

 

Neste carnaval, as pedras coladas na pele estão muito em moda. Não se deve esquecer de passar o protetor solar com alto FPS antes de aplicá-las porque corre-se o risco de ter uma surpresa e a pele ficar bem manchada pela incidência do sol na área que não está coberta.

 

Ao longo dos dias de folia, também usa-se muito sprays, tintas e espumas. “É importante ter muito cuidado, principalmente,  com as espumas que contêm substâncias tóxicas causadoras de alergia e os sprays e as tintas podem causar dermatite de contato na pele. Além disso, os sprays usados para colorir cabelos, podem causar ao sol, algum tipo de ardência ou coceira. Caso isso ocorra, deve-se lavar o cabelo logo que possível”, explica.

 

Neste calor, muita gente não resiste a uma refrescante caipirinha. Pensando nessa bebida, é fundamental ter cuidado com o contato de frutas cítricas, como limão, laranja e outras na pele, já que estas causam queimaduras se expostas ao sol. Portanto, ao manusear estas frutas, lave bem as mãos.

 

Calor é quase sinônimo de proliferação de mosquitos. “Em alguns locais é imperioso que se use também um repelente. Ele vem por cima de tudo,  inclusive por cima do filtro solar. Aplicar diretamente na pele e/ou nas roupas”, recomenda.

 

Algumas dicas gerais para aproveitar bem a festa momesca! Deve-se usar sempre sapatos confortáveis,  não apertados e evitar saltos ou até mesmo sandálias de dedo. Lance mão daquele tênis usado e confortável para evitar bolhas, cortes ou queimaduras nos pés.  No mais, não se pode esquecer da hidratação e do uso da camisinha!

 

Texto: Assessoria
Foto: Divulgação