Formalização de pequenos negócios ligados ao carnaval

 

Secretarias municipais estão mobilizadas para atender os blocos de Carnaval previstos para desfilarem em Petrópolis. A Secretaria de Fazenda está disponível para receber os representantes dos eventos com a documentação exigida por lei para que seja emitido o alvará, e, além disso, os blocos estão recebendo toda a orientação necessária para que não percam o prazo dado pelo judiciário – que termina às 15h30 desta quarta-feira (27.02). CPTrans e Guarda Civil também vão garantir a fluidez do trânsito no período de Carnaval e estão de prontidão para continuar recebendo o pedido de apoio dos organizadores.

 

Nesta terça-feira (26), o Instituto Municipal de Cultura e Esporte (IMCE), montou grupos de trabalho para orientar os blocos caso a caso, seguindo as determinações do juiz titular da 4ª Vara Cível, Jorge Luiz Martins. O alvará da Secretaria de Fazenda será emitido após os blocos apresentarem toda documentação necessária. “Conversamos com os blocos e estamos dando todo o suporte, inclusive jurídico, para orientá-los em relação aos documentos necessários. Reforçamos com eles a necessidade dos alvarás para que sejam liberados os desfiles e também para termos um Carnaval seguro em Petrópolis”, explica o diretor-presidente do Instituto Municipal de Cultura e Esportes, Marcelo Florêncio.

 

O comandante do Corpo de Bombeiros em Petrópolis, coronel Ramon Camilo, anunciou, durante reunião na 4ª Vara Cível, que está abrindo uma exceção para o Carnaval e vai dar o prazo de até esta quarta-feira (27) para os blocos que ainda não se regularizaram entrarem com o pedido de licença. “Estes deverão apresentar, através de um processo disponibilizado online. A intenção principal não é obstar em hipótese alguma a realização dos festejos culturais em Petrópolis”, explicou o comandante.

 

Sobre a segurança, o subcomandante da Polícia Militar em Petrópolis, o tenente coronel Márcio Fófano, informou que a corporação já tem um planejamento para o período e vai aumentar o efetivo nos dias de folia. Serão 79 PMs a mais no dia 1º de março, 59 extras no dia 02, mais 73 no dia 03, 57 no dia 04 e 54 no dia 05. “Será um serviço extra empregado”, disse, lembrando ainda que a corporação conta com o apoio da Guarda Civil.

 

Também estarão de plantão os agentes da Defesa Civil e ainda na Saúde, nas emergências das UPAs,  Hospital Nelson de Sá Earp e Hospital Alcides Carneiro.

 

Os blocos que ainda não estão regularizados precisam solicitar as licenças junto às policias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros e Vara da Infância e Juventude – caso o evento conte com a participação de menores de idade. Os documentos devem ser entregues na Secretaria de Fazenda, que fica no prédio da prefeitura, na Avenida Koeler, para que seja emitido o alvará. Outras informações podem ser obtidas no IMCE, no telefone: 22331230.

 

Texto: Assessoria
Foto: Divulgação