tn_Agita judo jpg 3 jpg

A terceira etapa do Agita Lutas reuniu 50 jovens atletas de judô neste sábado (23.02) no Centro de Iniciação ao Esporte de Petrópolis, no bairro Caxambu. Criado pela prefeitura com o objetivo de estimular a prática das artes marciais entre as crianças e os adolescentes, o evento contou com a presença de atletas e mestres da modalidade divididos por faixas etárias em pequenos festivais e apresentações individuais.

“O Agita Lutas foi criado como uma forma de incentivo para os mais jovens, abrindo espaço para aqueles que praticam artes marciais na cidade. Desde o início da nossa gestão, apoiamos uma série de eventos profissionais e amadores que estimulam a prática esportiva nas mais variadas modalidades”, destaca o prefeito Bernardo Rossi.

O projeto social Dojô União, do bairro Jardim Salvador, levou 20 atletas para o evento. O professor Rafael Lima, responsável pelo grupo, disse que o incentivo da prefeitura abre mais espaço para os atletas da modalidade. “A arte marcial desenvolve no aluno o respeito, a disciplina, na formação pessoal como um todo. O judô é um esporte com muitos praticantes e que precisa de mais espaço”, disse.

Ygor de Souza, de 18 anos, começou a praticar quando tinha apenas 12. Faixa marrom, ele destaca a importância da atividade na sua formação. “Aprendi a respeitar todos os atletas, não apenas aqueles que são mais graduados. Hoje sei que posso ser um exemplo para os mais novos”, afirma.

Além de incentivar os mais jovens – desde o início da atual gestão – o governo municipal investe em parcerias público-privada para trazer eventos de artes marciais para a cidade. No ano passado, foram realizados o Torres Fight Championship, a nona edição da Copa Petropolitana de Judô e o Open de Judô. Mais eventos serão realizados em 2019 em Petrópolis, como forma de incentivar as modalidades.

“O calendário esportivo está repleto de eventos que contribuem para o turismo, fortalecendo a nossa economia, promovendo a cidade de maneira positiva”, explica Leandro Kronemberger, superintendente de Esportes e Lazer.

“A cidade tem um grande potencial e dispõe de toda a estrutura necessária para receber etapas e eventos que reúnem atletas de todo o país. Vamos aumentar o número de atividades dentro do nosso calendário”, conclúi.

Escolhido pela prefeitura para receber os atletas no Agita Lutas, o CIE de Petrópolis tem ampla estrutura e conta com aulas gratuitas de jiu-jitsu, muay thai, karatê e judô para todas as idades. Os interessados em participar podem procurar a sede da Superintendência de Esportes e Lazer da cidade, que fica no Centro de Cultura Raul de Leoni, no Centro ou fazer contato com a unidade pelo telefone: 2233-1218.

Coordenadoria de Comunicação Social
Prefeitura de Petrópolis