tn_choque de ordem 22 02 (5)

Ação contou ainda com Fiscalização de Posturas, CPTrans e Conselho Tutelar

 

A Guarda Civil realizou mais uma operação Choque de Ordem em ruas do Centro na noite desta sexta-feira (22.02). A ação teve oito veículos multados por estacionamento irregular e um bar notificado por som alto. Os agentes abordaram cerca de 50 pessoas entre Rua Nelson de Sá Earp, Praça da Liberdade, Praça 14 Bis, entorno da Catedral e Rua 13 de Maio, mas nenhum menor de 18 anos foi identificado consumindo bebidas alcoólicas.

O trabalho ocorreu entre 21h e 01h e contou ainda com a presença de agentes da Fiscalização de Posturas, CPTrans e Conselho Tutelar. Por parte da Guarda, 18 homens foram mobilizados para o trabalho, com apoio de cinco viaturas e uma moto, além de dois animais do canil da corporação.

O secretário de Serviços, Segurança e Ordem Pública, Djalma Januzzi, coordenou os trabalhos. Para ele, o Choque de Ordem está conseguindo cumprir o papel de garantir que os jovens não fiquem em situações de vulnerabilidade e que a diversão de quem frequenta os bares da cidade não será transtorno para as demais pessoas.

“Essa edição do Choque de Ordem não teve nenhum adolescente encontrado com bebidas, o que mostra o resultado da ação conjunta e reforçada das forças de segurança e o Conselho Tutelar. Também estamos vendo que os locais que servem de lazer para quem quer se divertir estão mais organizados, com menos pessoas andando na rua, o que atrapalha o trânsito”, destacou.

Os veículos multados estavam estacionados no ponto de ônibus da Rua 13 de Maio. Na mesma rua, um bar foi notificado por som alto e reduziu o volume imediatamente. Tanto na 13 de Maio quanto na Nelson de Sá Earp foram colocadas grades para evitar a circulação de pessoas na rua, o que permitiu evitar retenções no trânsito.

A ação foi implementada em 2017, quando foram registradas 150 ocorrências em seis edições. No ano passado, foram cinco edições com 173 ocorrências – número que considera todos os pontos por onde o Choque de Ordem passou (Centro e bairros). Esse ano, em sete edições, foram registradas 119 ocorrências. O objetivo é coibir estacionamento irregular, som alto, venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos e tráfico de drogas.

 

Coordenadoria de Comunicação Social
Prefeitura de Petrópolis