tn_Ambulatório do HAC realiza primeiro mutirão de consultas do ano no sábado

São estimadas a realização de 260 consultas de ortopedia, cirurgia geral, neurologia, proctologia e oftalmologia

            O ambulatório do Hospital Alcides Carneiro (HAC) retoma as agendas dos mutirões de consultas médicas e o primeiro do ano será realizado no próximo sábado (23.02), durante todo o dia, para o atendimento de pacientes da rede pública, que aguardam consultas de ortopedia, pré-operatórias para cirurgia geral, neurologia, proctologia e oftalmologia. Uma equipe formada por sete médicos atuará na realização de 260 consultas.

O planejamento para 2019 é que sejam realizados mutirões mensais. O objetivo é agilizar os atendimentos dos pacientes que aguardam por consultas e assim acelerar o início ou a continuidade dos tratamentos necessários. “Ano passado os mutirões foram muito positivos, garantiram a redução de fila de espera de algumas especialidades como a de urologia e otorrinolaringologia. Vamos repetir e intensificar a realização desses mutirões”, destaca o prefeito Bernardo Rossi.

Os pacientes do ambulatório de Ortopedia, que começou a funcionar na unidade no início do mês, já entram na programação dos mutirões. A estimativa é que esse seja o primeiro de onze que serão realizados para a especialidade médica ao longo do ano. Para este sábado, foram programadas 100 consultas, distribuídas entre os três profissionais que atuarão no sábado. A inclusão da ortopedia nos mutirões faz parte do planejamento que visa alcançar a realização de 860 consultas da especialidade por mês.

Para as consultas das demais áreas médicas – cirurgia geral, neurologia, proctologia e oftalmologia – serão destinadas 40 consultas para cada, totalizando mais 160. “Essa iniciativa gera bons resultados na agilidade nos atendimentos. Conseguimos, com a ajuda de toda equipe, concentrar o atendimento para um número significativo de pessoas”, destaca a secretária de Saúde, Fabíola Heck.

Ano passado, os seis mutirões realizados ao longo do ano, garantiram a antecipação de 1300 consultas. Os pacientes foram chamados para atendimentos nos meses de maio, agosto, setembro, outubro – com dois mutirões – e novembro.

Para o coordenador do ambulatório do HAC, Rene Giardini, os mutirões têm tido bom resultados e esse ano a ideia é que se intensifiquem.  “Tentamos soluções para atender melhor a população. O mutirão de consultas é uma solução barata e inteligente para acelerar os atendimentos”, destaca Rene, que reforça, que os mutirões são voltados para pacientes já com consulta em espera, que são acionados para antecipar a data do atendimento.

Coordenadoria de Comunicação Social
Prefeitura de Petrópolis