tn_Inscrições são abertas para curso de Capacitação em Educação Ambiental

Capacitação é voltada para servidores da rede municipal de Educação

Despertar a atenção dos jovens com relação a conservação do meio ambiente. Esse é um dos objetivos do curso de capacitação em educação ambiental – Projeto Inteligência Ambiental que será oferecido a partir de março para professores da rede municipal de Educação. Para participar do curso, que será realizado através de uma parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, os interessados devem fazer a inscrição pelos telefones 2246-8678 e 2246-9069 – Equipe de Projetos da Secretaria de Educação – até o dia 26 de fevereiro.

O curso terá início no dia 18 de março, às 9h na Casa de Educação Visconde de Mauá. A capacitação acontecerá em oito encontros (de março a outubro, totalizando 30 horas.

A intenção é a de capacitar, inicialmente, 30 professores da disciplina de HGTP – História, Geografia e Turismo de Petrópolis através dos seis eixos temáticos: Unidades de Conservação e Água; Cidadania e Patrimônio; Meteorologia e Defesa Civil; Sementes e Reflorestamento da Mata Atlântica; Resíduos Sólidos e Coleta Seletiva e Biodiversidade e Bem-Estar- Animal (Domésticos e Silvestres).

“Muitas escolas promovem atividades em prol da conservação do meio ambiente e a capacitação dos professores é mais uma ação positiva para a rede municipal de Educação. Os professores repassam os conhecimentos para os alunos que, naturalmente, são multiplicadores de conhecimento, ou seja, os jovens também passarão adiante as informações para suas famílias e comunidades”, afirma a secretária de Educação, Marcia Palma.

O curso atende a Lei de Educação Ambiental nº 9.795/99 e está em consonância com os princípios e diretrizes da lei municipal de Petrópolis n º 7.034/12 da política de Educação Ambiental.

“A ideia é de que os alunos possam construir, após o aprendizado repassado pelos professores sobre a educação ambiental, valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade’, comentou o secretário de Meio Ambiente, Renato do Couto.

Coordenadoria de Comunicação Social
Prefeitura de Petrópolis