tn_Álan - Medalha de Ouro da OBMEP

Todos os anos a rede municipal de Educação comemora a premiação de alunos na Olimpíada Brasileira de Matemática – OBMEP: em 2018 um aluno da rede municipal conquistou uma medalha de ouro e outros três receberam medalhas de bronze. E, para 2019, a expectativa não é diferente. Por isso, as escolas devem ficar atentas: as inscrições para participação na OBMEP poderão ser feitas até o dia 15 de março. A ficha de inscrição está disponibilizada no site: www.obmep.org.br

“Temos uma rede municipal com muitos talentos e tenho certeza que nesse ano conheceremos novos alunos que se destacam na matemática, por isso, as escolas devem ficar atentas ao prazo. A participação nesse tipo de olimpíada estimula o conhecimento e incentiva a criação de atividades diferenciadas nas escolas”, afirma o prefeito Bernardo Rossi.

A primeira fase da OBMEP será realizada no dia 21 de maio e a segunda em 28 de setembro. Podem participar da competição alunos de escolas públicas e particulares. A cópia da inscrição deverá ser entregue no Setor de Projetos Educacionais da Secretaria de Educação – 2246-8678.

Criada em 2005 pelo IMPA, a OBMEP tem como metas estimular o estudo da Matemática, revelar talentos – incentivando seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas – e promover a inclusão social pela difusão do conhecimento.

“É importante que as escolas se programem e informem sobre participação para a Secretaria de Educação. Vamos acompanhar os resultados e contamos com a colaboração das escolas para que incentivem os alunos e divulguem essa competição que estimula o conhecimento”, disse a secretária de Educação, Marcia Palma.

A OBMEP é dividida em três níveis, de acordo com o grau de escolaridade em que os estudantes estiverem matriculados. O nível 1 é voltado para os alunos do 6º ou 7º ano do ensino fundamental. O nível 2 para os alunos do 8º ou 9º ano do ensino fundamental e o nível 3 para os alunos de todas as séries do ensino médio. Jovens e adultos, matriculados na modalidade EJA também podem ser inscritos pela escola, conforme os níveis descritos anteriormente.

Em 2018, mais de 18 milhões de estudantes oriundos de 99,4% dos municípios brasileiros participaram da olimpíada. A divulgação dos premiados está prevista para acontecer no dia 3 de dezembro. Os alunos com melhor desempenho na competição serão premiados com medalhas de ouro, prata, bronze ou certificados de menção honrosa. Todos os medalhistas serão convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC). Os professores das escolas também recebem prêmios.

 

Coordenadoria de Comunicação Social
Prefeitura de Petrópolis