tn_Coral Pró Tempore tem sua primeira aula do ano já com novos cantoresCoro de idosos continua com inscrições abertas

 

O Coral Pró Tempore começou, oficialmente, sua preparação para a temporada de 2019, com uma aula inaugural nesta quarta-feira (13.02), no Centro de Cultura Raul de Leoni. O primeiro dia de ensaio já contou com novos cantores e as inscrições continuam abertas. O projeto, que além de fomentar a cultura usa a música como instrumento para fortalecer e resgatar a auto-estima dos idosos, é gratuito e faz apenas uma exigência: os participantes precisam ter mais de 55 anos. Os ensaios acontecem duas vezes por semana.

Para novos cantores, não é necessária qualquer experiência anterior com a música. Os alunos recebem todas as orientações e ensinamentos durante as aulas, e assim que se tornam aptos se apresentam nos eventos dos quais o Pró Tempore é convidado. Além das festas do município, em 2019 o coro também deverá participar de concertos fora de Petrópolis, como o Canta Del-Rei, festival que acontece em São João Del Rei, em Minas Gerais.

“Qualquer pessoa pode participar. Ao longo do ano vamos continuar aceitando as inscrições e eles podem ensaiar normalmente com o restante do grupo. Os novos terão apenas que passar por um processo de ensaios antes de começarem a se apresentar nos eventos”, explica o maestro do coral, Paulo Afonso Filho.

Criado no ano de 2000, hoje o coro conta com 28 cantores. A aposentada Lynea de Almeida, de 84 anos, é uma das novas integrantes do grupo e participou de sua primeira aula. “Minha filha viu a notícia sobre o coral na internet e me contou. Sou de Petrópolis, mas estava morando no Rio, voltei no ano passado e estava sentindo muita saudade de cantar. Cantei por 10 anos em um coral do Rio. Acho que será maravilhoso cantar aqui, vou ficar muito feliz”, frisa.

Para o prefeito Bernardo Rossi o projeto vai muito além da música. “O coral insere novamente essas pessoas na sociedade, com eles saindo de casa e passando a frequentar os ensaios. Além de abrilhantar nossas festas, o coral também ajuda na auto-estima dos integrantes”, destaca. “É um projeto cultural muito importante para o município, um exemplo. Quem conhece o grupo fica encantado”, completa o diretor-presidente do Instituto Municipal e Cultura e Esportes (IMCE), Marcelo Florencio.

Os ensaios acontecem todas as quartas e sextas-feiras, de 14h às 16h, no Centro de Cultura Raul de Leoni, que fica na Praça Visconde de Mauá, 305, no Centro. Para interessados em fazer parte do grupo basta comparecer nos dias de ensaio.

 

Texto: Assessoria
Foto: Divulgação