tn_Agita

Primeiro dia de atividades contou com a presença de 30 crianças do bairro

 

O primeiro dia de atividades do núcleo do Contorno do Agita Petrópolis contou com a presença de 30 crianças e adolescentes neste sábado (09.02). O programa atende a comunidade com aulas gratuitas de futsal para meninos e meninas aos sábados de 13h até 14h30. O projeto de iniciação esportiva tem um professor de educação física responsável e um estagiário nos treinamentos. Os interessados em participar podem se cadastrar na quadra comunitária do bairro no dia e hora da atividade.

“Nosso objetivo é fomentar o esporte nas comunidades da cidade. A atividade física promove mais saúde e bem-estar, com um papel fundamental na prevenção e no tratamento da saúde. Estamos ampliando o Agita Petrópolis para outros locais, garantindo que mais pessoas tenham acesso a prática esportiva, começando pelas crianças”, explica o prefeito Bernardo Rossi.

A atividade começou com um alongamento seguido por um treinamento técnico, trabalhando o domínio de bola, passes e lançamentos. Na sequência, meninas e meninos aprenderam como se posicionar em quadra e fizeram um coletivo. A ideia é contribuir no desenvolvimento dos jovens, usando o esporte como ferramenta de inclusão.

“Dentro da atividade física, as crianças e os jovens desenvolvem competências técnicas e habilidades emocionais e cognitivas que são essenciais para a formação integral. Temos o objetivo de manter a população da cidade ativa, praticando as mais diversas modalidades esportivas”, garante Leandro Kronemberguer, superintendente de Esportes e Lazer.

Segundo o presidente da associação de moradores do Contorno, Flávio Ramos da Costa, o Agita Petrópolis vai se tornar uma ferramenta importante para as crianças e adolescentes do bairro. A ideia é trabalhar em conjunto com a população para que outras modalidades também aconteçam na localidade.

“Hoje começamos com o futebol, que sempre muito esperada pelas crianças daqui. Muito em breve, vamos oferecer o vôlei e o basquete. O esporte é uma ocupação para os jovens, uma maneira de retirarmos as crianças das ruas”, disse.

O pequeno Artur de Almeida, de 12 anos, mostrou bastante desenvoltura no primeiro dia de atividades e sonha em ser jogador profissional. “Gosto muito do Cristiano Ronaldo, me espelho nele. Mas sei que para conseguir me tornar um ídolo do esporte preciso treinar muito. Não vou faltar a nenhum dia aqui nas aulas”, afirmou.

Com cerca de 1.200 alunos atendidos regularmente em 13 bairros, o Agita Petrópolis oferece aulas de ginástica, alongamento ou dança no Vila Rica, Bairro da Glória, Caxambu, São Sebastião, Alto da Serra, Retiro, Bataillard, Oswaldo Cruz e Madame Machado. No Meio da Serra e no Pedras Brancas, são turmas de futsal e no Siméria de futebol society. Na Estrada da Saudade, o basquete e o vôlei são oferecidos.

Além disso, a prefeitura mantém parcerias com projetos sociais e trabalha de maneira integrada entre as pastas, oferecendo diversas modalidades esportivas nos PSFs, nas Academias da Saúde e nas Escolas Municipais. Os interessados em participar podem procurar a sede da Superintendência de Esportes e Lazer da cidade, que fica no Centro de Cultura Raul de Leoni, na Praça Visconde de Mauá, no Centro ou fazer contato com a unidade pelo telefone: 2233-1218.

Segunda etapa do Agita Lutas reúne 30 jovens atletas de Karatê

Também nesta sábado, cerca de 30 jovens atletas de karatê participaram da segunda etapa do Agita Lutas no Centro de Iniciação ao Esporte de Petrópolis, no Caxambu. Criado para estimular as artes marciais entre as crianças e adolescentes do município, o projeto é divididos por faixas etárias em pequenos festivais e apresentações. No próximo dia 23, a terceira etapa vai reunir atletas de judô.

O mestre Josias Santana, da Academia Serrana, levou 12 alunos para o Agita Lutas e destacou a importância de incentivar os jovens. “Os alunos que praticam a modalidade amadurecem diversas vertentes, como foco, disciplina e respeito. É importante essa parceria com a prefeitura, abrindo mais espaço para que jovens possam participar”, disse.

 

Coordenadoria de Comunicação Social
Prefeitura de Petrópolis