tn_Aulas de futsal do Agita Petrópolis no Contorno começam em fevereiro

 

Programa atende regularmente cerca de 1.200 pessoas em 13 bairros

 

O Agita Petrópolis está com vagas abertas para novos alunos nas comunidades. O programa oferece aulas de ginástica, alongamento ou dança no Vila Rica, Bairro da Glória, Caxambu, São Sebastião, Alto da Serra, Retiro, Bataillard, Oswaldo Cruz e Madame Machado. No Meio da Serra e no Pedras Brancas, são turmas de futsal e no Siméria de futebol society. Na Estrada da Saudade, o basquete e o vôlei são as modalidades disponíveis. Os interessados em participar podem procurar a sede da Superintendência de Esportes e Lazer da cidade, que fica no Centro de Cultura Raul de Leoni, na Praça Visconde de Mauá, no Centro ou fazer contato com a unidade pelo telefone: 2233-1218 e garantir a vaga.

É necessário preencher uma ficha de inscrição e levar um atestado médico para começar a frequentar as atividades. Criado para democratizar o acesso da população a prática de atividades físicas, o Agita Petrópolis atende a cerca de 1.200 alunos regularmente de forma gratuita. No próximo sábado, dia 9 de fevereiro, acontece a aula inaugural do núcleo no Contorno, às 13h.

“Neste ano, o Agita Petrópolis já começou a funcionar no Pedras Brancas e vai ganhar mais um núcleo, agora no Contorno. Além disso, estamos abrindo mais vagas para os interessados em participar dos bairros já atendidos pelo programa. Dessa maneira, vamos manter a população da cidade mais ativa, democratizando o acesso a atividade física, prevenindo doenças e garantindo mais saúde e bem-estar”, destaca o prefeito Bernardo Rossi.

Além do Agita, o governo municipal mantém parcerias com projetos sociais e trabalha de maneira integrada entre as pastas, oferecendo diversas modalidades esportivas nos PSFs, nas Academias da Saúde e nas Escolas Municipais. O objetivo principal é combater o sedentarismo, além de incentivar a prática esportiva.

“Dentro do esporte, as crianças e os jovens desenvolvem competências técnicas e habilidades emocionais e cognitivas que são essenciais para a formação integral. Para os adultos, o esporte é uma ferramenta de prevenção, combatendo uma série de doenças causadas pelo sedentarismo”, explica Leandro Kronemberguer, superintendente de Esportes e Lazer.

Outra meta da prefeitura é a reestruturação das 39 academias ao ar livre mapeadas pelo município, aumentando a oferta de atividades físicas gratuitas para a população. O projeto, no entanto, ainda está em fase de estudo para que os locais tenham acompanhamento regular de um professor de educação física.

“Temos o objetivo de manter a população da cidade ativa, praticando as mais diversas modalidades esportivas. Estamos criando uma série de ações que atendam os petropolitanos em todo o município”, completa Leandro, ressaltando que o calendário esportivo do município – com mais de 100 eventos previstos – está disponível no site da prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br).

Coordenadoria de Comunicação Social
Prefeitura de Petrópolis