Conselho Municipal de Saúde (ComSaúde)

 

Primeira reunião do ano é marcada por aprovações de projetos da Secretaria de Saúde

            Durante a primeira reunião do ano do Conselho Municipal de Saúde (ComSaúde), o Conselho aprovou o projeto, apresentado pela Prefeitura e que será levado para a aprovação do Ministério da Saúde que visa o credenciamento de 10 leitos de UTI no Hospital Municipal Nelson de Sá Earp (HMNSE).  Na reunião foram destacadas as ações previstas para 2019 como a realização da Conferência Municipal de Saúde, em março, o chamamento para a composição do conselho com entidades ainda não representadas e a eleição do conselho. Foram votadas melhorias planejadas para a área de saúde e apresentados o resultado de relatórios elaborado pela Comissão de Saúde.

Com a presença de representantes do governo, por meio da Secretaria de Saúde e de entidades como OAB, Sindicato dos Médicos, Hospital Clínico de Corrêas, Ambulatório Escola, APPO, APAE, entre outros foram votados e aprovados projetos a serem implantados no município.

Aprovada por unanimidade, a proposta para credenciamento de Unidades de Tratamento Intensivo no HMNSE visa reduzir o gasto do município, que ao obter o credenciamento dos leitos, deixa de usar os recursos do tesouro municipal e passa a contar com a verba do Ministério da Saúde para a sua manutenção. A secretária de Saúde, Fabíola Heck, esclareceu que os leitos já funcionam na unidade. “Estamos apresentando a proposta para o credenciamento para que o município passe a receber recursos para manter essas unidades, liberando o tesouro municipal, que poderá ser investido em outras áreas da saúde no município”, destaca a secretária. O HMNSE funciona com 27 leitos de clínica médica e 20 de ortopedia.

Outra proposta de melhorias para a rede pública de saúde foi a de implantação de novas Equipes de Saúde Bucal, nas unidades de saúde com o funcionamento de Estratégia de Saúde da Família. A previsão é de que mais oito unidades passem a contar com o serviço, que é o caso da nova unidade da Posse, do Caxambu Lusitano, do Bataillard, da 24 de Maio e do Brejal. Para algumas localidades a proposta é de ampliar o atendimento de saúde bucal, levando em consideração a maior demanda, que são os casos das unidades que funcionam nos bairros Amazonas, Alto da Serra e São Sebastião. A iniciativa também contou com a aprovação de todas as entidades presentes.

“A ideia é ampliar a cobertura de atendimento no município que em breve também vai contar com a nova unidade do Centro de Especialidades Odontológica (CEO)”, destaca Fabíola Heck, ressaltando que o atendimento de odontologia no município está regulado pela rede e os pacientes que necessitarem de tratamento especializado terão o suporte de mais essa unidade. A nova sede do CEO funcionará a Rua Monsenhor Bacelar e o município conta ainda com a estrutura de Corrêas.

Para o presidente do ComSaúde, Rogério Tosta, o resultado da reunião foi positivo no que se refere à ações que visam a melhoria da saúde no município. “Conseguimos aprovar toda a pauta e a perspectiva é de muito trabalho para o ano, com foco no nosso papel, que é buscar qualidade dos serviços da Saúde município”, destaca.

 

Coordenadoria de Comunicação Social
Prefeitura de Petrópolis