tn_Amanda Clavary - Odontóloga (3)

Especialista aponta a importância de buscar dentista imediatamente

 

As férias escolares estão chegando ao fim, mas mesmo assim é importante que pais estejam de olho em possíveis traumas dentários, acidente bem mais comum nessa época do ano, por conta do aumento do tempo das crianças em atividades de lazer e esporte de alto impacto.

Para as crianças, as férias são só alegria, mas os pais devem ficar atentos, pois nesta época são mais comuns os traumas nos dentes. Segundo a dentista Dr.ª Amanda Clavery, isso é comum, pois elas passam a maior parte do dia brincando, correndo, andando de bicicleta, enfim, em situações que as deixam mais propensas a caírem e se machucarem.

Dr.ª Amanda orienta que, caso a criança caia e bata a boca, é importante ligar imediatamente para o dentista da criança, para avisar o ocorrido e levá-la ao consultório. “Caso a criança tenha chegado a quebrar o dente, é importante recolher o fragmento e coloca-lo num frasco com água ou leite. Essa conduta ajuda a deixar o dente hidratado até chegar ao consultório”, explica a especialista.

Essas primeiras providências são muito importantes, pois aumentam a possibilidade de manter a vitalidade do dente e também de ter um melhor prognóstico, prevenindo complicações e tratamentos de alto custo no futuro.

Os dois tipos mais comuns de traumas dentários são a intrusão e avulsão. A intrusão dentária provoca danos mais severos à raiz dentária e ao periodonto, pois consiste na projeção da raiz dentária para dentro do alvéolo levando ao esmagamento do ligamento periodontal e do feixe vásculo nervoso da polpa. Já a avulsão consiste no deslocamento do dente para fora do seu alvéolo, sendo a principal conduta o reimplante do dente avulsionado.

Para o diagnostico pleno, dependendo do tipo de trauma, pode vir a se fazer necessário a realização de radiografia periapical do elemento fraturado e em casos mais graves, até mesmo uma tomografia computadorizada. “O tratamento em si é feito de acordo com a gravidade da fratura, podendo ser restauração com resina composta, colagem do fragmento, reimplante do elemento dentário, dentre outros”, pontua Dr.ª Amanda.

Para prevenir traumatismos dentários é importante evitar tomar qualquer tipo de bebida diretamente na garrafa; tomar cuidados durante os jogos com contato físico; evitar empurrões durante jogos e brincadeiras; não saltar de balanço em movimento; sempre sair da piscina pela escada; fazer uso de capacete e protetor bucal em caso de pratica de skate, ciclismo, hockey, patins, etc.

Outra questão relevante é lembrar que nas férias também é comum à criança ir passar alguns dias na casa dos avós ou de amigos, saindo da rotina, o que pode levá-la a esquecer da higiene bucal. Segundo a Dr.ª Amanda, para que isso não ocorra é importante que a criança já esteja condicionada a escovar os dentes sempre após cada refeição. Com isso, ela irá se divertir sem descuidar dos dentes no momento de lazer.

É importante também que os responsáveis não se descuidem dos cuidados nas férias, por isso é preciso que, nas férias de julho e de final de ano, a criança passe no consultório para fazer uma avaliação e a prevenção, ou seja, profilaxia e flúor. “Com isso, a criança estará protegida, e nunca vai se esquecer de escovar os dentes três vezes ao dia, no mínimo, ou após cada refeição”, reafirma.

Mais informações podem ser obtidas pessoalmente no consultório da Dr.ª Amanda Clavery à Estrada União e Indústria 11.590, sala 107, Itaipava – Petrópolis/ RJ, através do telefone (24) 2222-3497 e do celular (24) 99246-2949, ou ainda através do Facebook e Instagram @draamanda.clavery.

Assessoria Carla Coelho
Foto: Divulgação