tn_Ginásio lotado na decisão do torneio adulto de futsal no CIE

Favorito ao título, Liverpool venceu por 3 a 1 o 007 e conquistou o primeiro lugar

O Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) de Petrópolis ficou lotado no domingo (27.01) para a decisão do torneio de futsal adulto que atendeu os moradores do Caxambu. Favorito ao título, o Liverpool venceu o 007 por 3 a 1 e se tornou campeão invicto. Artilheiro da competição com 10 gols, Pelé foi um dos destaques da final e marcou duas vezes. O goleiro menos vazado foi Bruno, do Inacreditável FC, eliminado nas semifinais. Criado pela prefeitura com o objetivo de aumentar o número de pessoas que utilizam regularmente o CIE, o campeonato foi mais uma ação criada para integrar a comunidade ao espaço.

“O ginásio lotado para a final é uma prova que, cada vez mais, os moradores do Caxambu estão presentes no CIE. É fundamental a presença da população nas atividades oferecidas pela prefeitura”, garante o prefeito Bernardo Rossi, ressaltando que o governo municipal busca democratizar o acesso a atividade física.

“Vamos atender cerca de duas mil pessoas com atividades esportivas gratuitas regulares até o fim do ano em toda a cidade. A proposta é manter a população ativa, na contramão do sedentarismo”, completa o prefeito.

O primeiro tempo da final foi bastante equilibrado, com poucas oportunidades para as duas equipes. O Liverpool ficou mais tempo com a bola e abriu o placar com Pelé. Na sequência, Gabriel fez boa jogada individual e de pé esquerdo empatou a partida. Após o intervalo, o camisa 10 do time campeão, Jonas de Oliveira, fez a diferença marcando um gol e dando uma assistência.

“Propomos um jogo bastante intenso desde o início e conquistamos o torneio. Nossa equipe é bastante experiente, joga junto há muito tempo e foi colocada como favorita desde o início. É bacana ver que os jovens do bairro estão dentro do ginásio, para a comunidade isso é muito importante”, disse Jonas, que jogou futebol de campo profissionalmente.

“Vejo meninos com grande potencial jogando com a gente, além das crianças que treinam aqui. O esporte é uma ferramenta importante de educação. A comunidade está bastante satisfeita com todas as atividades que acontecem aqui. Nosso time mais ainda, conquistando o primeiro torneio de muitos que ainda estão por vir”, comemorou o jogador.

Ao todo, nove equipes participaram da competiação, que reuniu cerca de 100 moradores do Caxambu em 16 partidas de futsal. A ideia da prefeitura é utilizar o mesmo modelo de torneio em outros bairros, com o objetivo de fomentar o esporte nas comunidades da cidade.

“Também vamos pensar em uma nova competição no CIE. A ideia vai ser ampliar a disputa, com mais equipes e atletas participando da atividade”, garante Leandro Kronemberguer, superintendente de Esportes e Lazer, ressaltando que o esporte é uma ferramenta na prevenção de doenças, proporcionando mais saúde, bem-estar e qualidade de vida para a população.

Sobre o CIE de Petrópolis

O CIE de Petrópolis ocupa uma área de 1,6 mil m² ao lado da Escola Municipal Senador Mário Martins. O local está sendo utilizado por mais de 500 pessoas regularmente, desde crianças até idosos. São 13 modalidades esportivas, que ainda contam com vagas abertas para novos alunos.

Para as crianças e os adolescentes, são oferecidas aulas gratuitas de futsal, vôlei, handebol, basquete, bocha adaptada, basquete 3×3, jiu-jitsu, muay thai, karatê e capoeira, de segunda à sexta-feira, de 10h às 18h. Para os adultos, existem turmas de dança, ginástica e alongamento as segundas, terças, quintas e sextas, a partir das 18h30.

Os interessados em participar das atividades oferecidas pela prefeitura, devem procurar a sede da Superintendência de Esportes e Lazer da cidade, que fica no Centro de Cultura Raul de Leoni, na Praça Visconde de Mauá, no Centro ou fazer contato com a unidade pelo telefone: 2233-1218.

Coordenadoria de Comunicação Social
Prefeitura de Petrópolis