tn_Começa instalação de posto fixo da Guarda Civil na Praça da Inconfidência

            A Guarda Civil vai ganhar mais uma base de trabalho na cidade. Começou a ser instalada nesta terça-feira (22.01) a estrutura do posto fixo da corporação na Praça da Inconfidência. A instalação é fruto de uma parceria com empresários da região, que bancaram a aquisição da cabine. Esta será a quarta base fixa da Guarda na cidade.

Além da sede, que fica na Rua Santos Dumont, a Guarda Civil ainda tem uma base nos distritos – 2ª Inspetoria, instalada no Parque Municipal de Itaipava – e o posto fixo da Praça da Liberdade. A corporação ainda conta com o ônibus de videomonitoramento, que foi utilizado no Quitandinha durante o período do Natal Imperial e agora vai passar por revisão enquanto a Guarda já estuda um novo posicionamento para o veículo.

“Essa nova base de trabalho da Guarda Civil é mais uma forma de ampliar a presença dos agentes na rua. É o quarto local onde a corporação vai se fixar para atender a população e fazer o patrulhamento preventivo, da mesma forma que já aconteceu quando o ônibus de videomonitoramento”, diz o prefeito Bernardo Rossi.

Há um ano e meio, a Guarda Civil estacionou o ônibus de videomonitoramento no local, o que serviu de inspiração para empresários e trabalhadores da região se reunirem em torno da ideia de uma base fixa. Um deles é o taxista Eduardo de Moura, que atua na região há quatro anos.

“A presença da Guarda é extremamente necessária. A presença do ônibus aqui foi uma enorme ajuda e acho que o posto fixo vai ser muito bom também”, falou.

Jornaleiro no local há vários anos, Júlio César Cileneto também concorda que o ônibus de videomonitoramento foi extremamente importante para a região e acredita que o posto fixo terá o mesmo impacto.  “Acho que será bom principalmente para o comércio, já que isso significa mais segurança na praça. Com certeza vai melhorar muito aqui”, declarou.

As paredes da cabine já foram posicionadas e a estrutura receberá telhado e piso. A cabine é composta por uma sala de atendimento, banheiro e um local para refeições.

“O posto da Praça da Inconfidência terá dois agentes 24 horas por dia. A partir da cabine, eles farão o patrulhamento de toda a região. Essa estrutura também servirá de apoio para os agentes que já estão na rua, fazendo o patrulhamento preventivo, orientação do trânsito e outros serviços”, afirma o comandante da Guarda Civil, Jeferson Calomeni.

 

Coordenadoria de Comunicação Social
Prefeitura de Petrópolis