IF

Oficina gastronômica e menus dos 41 restaurantes participantes são opção para este feriado

 

Este feriado estadual de Dia da Consciência Negra (20) também deverá atrair visitantes para Petrópolis, segundo a prefeitura, principalmente de municípios próximos, como Rio de Janeiro, Duque de Caxias, Niterói, entre outros. O feriado será marcado pelo último dia da 18ª edição do Petrópolis Gourmet. Na programação gratuita, a última oficina gastronômica, que acontece às 15h, no supermercado Bramil do bairro Itamarati.  A oficina ministrada pela chef Giulia Ribeiro, vai ensinar ao público aproveitamento integral dos alimentos ; brownie de feijão; suco de abacaxi com casca de maracujá, bolinho de talo de brócolis.

 

 

Além disso, os 41 restaurantes que participam desta edição do Petrópolis Gourmet estarão de portas abertas para receber os visitantes com menus especiais (entrada, prato principal e sobremesa), com preços especialíssimos. Os menus, que vão de opções de pizza à culinária estrelada, da oriental à portuguesa, de peixes à comida italiana, além de muitos sabores da cozinha brasileira, e também os preços dos pratos do festival, podem ser consultados no site do evento: www.petropolisgourmet.com.br

 

 

Oficinas do último final de semana

 

As oficinas gastronômicas do Petrópolis Gourmet, ministradas no último final de semana nos shoppings Itaipava e Arcádia Mall, foram um sucesso não apenas entre os petropolitanos, mas também entre turistas que elogiaram o trabalhos dos chefs.

 

” Estou pela primeira vez passando o feriado prolongado aqui em Itaipava e estou encantada com esse festival gastronômico. Ontem (sexta-feira), jantei no Mayorca e fiquei sabendo das oficinas. Já participei da primeira oficina, do chef Felipe Campos, e, agora, estou aqui, em outro shopping, nesta oficina encantadora dessa chef italiana Deborah Japelli”, comentou a mineira Inês Mourinho, da cidade de Juiz de Fora.

 

 

Para o chef Felipe Campos, o Petrópolis Gourmet tem muita tradição no estado e apresenta a boa gastronomia da Cidade Imperial. “Estou muito feliz por ter recebido o convite para esta edição do festival e adorei que o público participou e interagiu bastante com minha oficina neste sábado”, comentou Felipe, vencedor do prêmio nacional Dolmã (o Oscar da gastronomia), que ministrou a oficina “Salada de Verão Gourmet – As cores do campo”, com participação especial do chef do Restaurante Bordeaux, Jorge Barbosa,  no Shopping Itaipava, no mesmo local onde funcionou o Mercado Gourmet, outro sucesso do evento neste último final de semana.

 

 

A oficina da chef Deborah Japelli,  da ” Veramente Italiana”, também  aconteceu no sábado, às 15h, no shopping Arcádia Mall.  As mais de 25 pessoas presentes especificamente para a oficina aprenderam sobre as várias possibilidades criativas de se preparar Bruschettas, com muita cor, sabor e saúde!

 

A última oficina de sábado foi ministrada pelo chef Riciê, da Sucré Escola de Confeitaria. A importância da valorização da produção local na hora de montar o cardápio, bem como a priorização de elementos nacionais ao invés da super valorização de elementos importados para as receitas foram temas abordados pelo chef. Como demonstração, um “Financier de castanha-do-Pará com geleia de jabuticaba” foi preparado aos olhos do público, que aprovou com gosto de quero mais a degustação ao final.

 

No domingo, dia 18,  no Shopping Itaipava também aconteceu  a oficina “Ceviche de Banana da Terra” com a chef Aline Feitosa (Camicado) e participação especial do chef do Restaurante Benvenuti. Maurílio Rocha; às 13h30, aconteceu a oficina kids “Preparando sucos”, com Tia Telma; e, às 14h30, a oficina “Tempere Seu Verão – Molhos para Saladas”, com a chef Deborah Jappelli, da “Veramente Italiana”.

 

 

Andreia Constâncio