tn_DSC_3739

Atividade faz parte do programa Agita Petrópolis e atende 90 alunos no Centro de Iniciação ao Esporte

 

Combater o sedentarismo oferecendo diversas modalidades esportivas para a população. O Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) de Petrópolis, que fica no bairro Caxambu, está cumprindo o seu objetivo, garantindo mais saúde, qualidade de vida e o bem-estar dos petropolitanos inscritos nas atividades gratuitas que são oferecidas pela prefeitura. As aulas de dança, por exemplo, acontecem às terças e quintas-feiras, a partir das 19h, e contam com 90 alunos. Sucesso entre as mulheres, a atividade previne doenças e contribui na perda de peso.

 

tn_DSC_3750

Grávida de sete meses, a gerente de faturamento Camila Gonçalves da Costa, garante que as aulas de dança trouxeram diversão e bem-estar para a sua rotina. Ela participa também do alongamento, atividade fundamental para o bom funcionamento do corpo, que proporciona mais agilidade e elasticidade.

“Não consigo imaginar a minha rotina sem essas atividades. A dança fez com quem eu perdesse peso, tivesse uma nova realidade de vida. As atividades do CIE são importantes para toda a comunidade, abrindo espaço para as crianças, que deixam de ficar na rua”, disse.

Tamires Ferreira de Oliveira Santos, moradora do Caxambu, também faz parte da turma de dança. Os sobrinhos dela jogam as atividades de quadra, como o futsal, basquete e vôlei, contribuindo também para o desenvolvimento de cada um. O CIE está cada vez mais sendo utilizado pelos moradores, que também ganharam um horário para o jogo de futsal da comunidade.

“Mais saúde e qualidade de vida. Estou muito melhor, mais ágil, emagreci bastante também. Acho legal a prefeitura oferecer um espaço como esse, que ensina muita coisa boa para os jovens aqui da comunidade. A nossa turma está crescendo e a gente ajuda divulgando, dizendo que as aulas são muito boas e animadas”, disse Tamires.

Inaugurado em março desse ano pelo prefeito Bernardo Rossi, o CIE de Petrópolis oferece 12 modalidades esportivas gratuitas, que ainda contam com vagas abertas para novos alunos. Para as crianças e os adolescentes, são oferecidas aulas gratuitas de futsal, vôlei, handebol, basquete, basquete 3×3, jiu-jitsu, muay thai, karatê e capoeira, de segunda à sexta-feira, de 10h às 18h. Para os adultos, existem turmas de dança, ginástica e alongamento as segundas, terças, quintas e sextas, a partir das 18h30.

“Vamos atender cerca de duas mil pessoas com atividades esportivas gratuitas até o final do ano no CIE. É importante ressaltar que todas as aulas são acompanhadas por professores de educação física, garantindo mais segurança aos praticantes das modalidades”, garante o prefeito Bernardo Rossi, lembrando ainda que o governo municipal oferece outras ações gratuitas nos bairros, como o Agita Petrópolis e o Festival das Comunidades.

“O esporte é uma ferramenta importante na prevenção de doenças, garantindo mais saúde, bem-estar e qualidade de vida para a população. Desde o início do nosso governo, criamos uma série de ações para atender a todos os distritos, com atividades para crianças e adultos. A proposta é manter a população ativa, na contramão do sedentarismo”, completa o prefeito.

Os interessados em participar das atividades oferecidas no CIE podem procurar a sede da Superintendência de Esportes e Lazer da cidade, que fica no Centro de Cultura Raul de Leoni, na Praça Visconde de Mauá, no Centro ou fazer contato com a unidade pelo telefone: 2233-1218.

 

Coordenadoria de Comunicação Social
Prefeitura de Petrópolis